O Grêmio venceu o Vitória por 1 a 0, nesta quarta-feira, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado deixou os dois times com sete pontos na tabela de classificação, nas primeiras colocações. O clube baiano tem saldo de quatro gols, enquanto que o gaúcho, com saldo de três, tem um jogo a menos.
Apesar de pressionar durante a maior parte da partida, o time tricolor gaúcho esbarrou o tempo todo nas boas defesas do goleiro Wilson. O herói do jogo acabou sendo Elano, que ficou no banco de reservas por não estar em seu melhor condicionamento físico, entrou aos 12 minutos do segundo tempo e marcou o gol decisivo aos 25.
Depois de passar metade do primeiro tempo nervoso, tentando apressar as jogadas e errando passes diante de um Vitória encolhido e disposto a apostar no contra-ataque, o Grêmio conseguiu acertar seus movimentos de ataque. Dos 30 aos 45 minutos do primeiro tempo, infernizou a defesa adversária em evoluções bem tramadas que acabaram em conclusões certeiras de Souza, Barcos e Zé Roberto, que Wilson defendeu com dificuldade. Em outra jogada, Zé Roberto conseguiu encobrir o goleiro, mas a bola bateu na trave.
A pressão tricolor prosseguiu na segunda etapa e exigiu mais dois milagres de Wilson, aos 13 e aos 14 minutos. No início do lance, Barcos cruzou e Zé Roberto bateu. O goleiro rebateu. Na sequência, a bola ficou com Elano, que chutou com precisão, para nova defesa de Wilson. Aos 25, Elano sofreu falta na entrada da área e cobrou com categoria, deixando o goleiro adversário sem ação.
Mesmo que tenha reduzido o ritmo depois do gol, o Grêmio não se expôs a perigos e poderia ter ampliado. Aos 34 minutos, Welliton, de cabeça, mandou a bola para fora e, aos 46, exigiu outra defesa espetacular do Wilson, que evitou uma goleada e foi o maior responsável pela magra vitória conseguida pelo time tricolor gaúcho.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 x 0 VITÓRIA
GRÊMIO – Dida; Pará, Werley, Bressan e Alex Telles; Adriano (Welliton), Souza, Guilherme Biteco (Elano) e Zé Roberto; Kléber (Ramiro) e Barcos. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
VITÓRIA – Wilson; Nino, Gabriel Paulista, Victor Ramos e Danilo Tarracha; Michel, Neto Coruja, Cáceres (Marquinhos) e Escudero; Vander (Willie) e Dinei (Giancarlo). Técnico: Caio Júnior.
GOL – Elano, aos 25 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Adriano, Kléber e Welliton (Grêmio); Victor Ramos e Gabriel Paulista (Vitória).
ÁRBITRO – Marcos André Gomes da Penha (ES).
RENDA – R$ 434.699,00.
PÚBLICO – 15.665 pagantes (17.666 no total).
LOCAL – Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).