O Atlético foi o vencedor do primeiro clássico do Campeonato Paranaense. Na Vila Capanema e jogando com seu time alternativo, o Furacão derrotou o Paraná Clube por 3×0, com gols de João Pedro, Léo Pereira e Felipe Dorta, na noite desta quarta-feira (24), conquistou sua segunda vitória em dois jogos e lidera o grupo B do Estadual com seis pontos. Já o Tricolor, sem pontuar após duas rodadas, teve até penalidade perdida e está na lanterna do grupo A, ainda sem pontuar.
O Rubro-Negro, em boa fase e com 100% de aproveitamento, volta a jogar neste sábado (27), às 17h, diante do Cianorte, na Arena da Baixada. O time paranista, em situação delicada na Taça Dionísio Filho, joga de novo na Vila Capanema no domingo (28), às 17h, contra o Londrina.
Veja como foi o clássico no Tempo Real da Tribuna
O clássico na Vila Capanema começou movimentado. Com a necessidade da vitória depois da derrota na estreia, o Paraná Clube pressionou o Atlético desde o começo. Aos 6 minutos, o Tricolor teve a sua grande chance de abrir o placar. Zezinho foi derrubado na área por Léo Pereira. Na cobrança da penalidade, o atacante Zé Carlos, estreante da noite, bateu no canto e o goleiro Santos, escolhido para ser titular da meta atleticana na vaga de Léo, fez grande defesa.
Apesar da chance perdida, o Paraná seguiu pressionando a saída de bola do Furacão e criando as melhores oportunidades. Zé Carlos provou que não acusou o golpe do pênalti e, aos 13, ajeitou para Zezinho, que buscou o ângulo, mas Santos fez outra grande defesa.
Depois da pressão inicial paranista, o Rubro-Negro conseguiu equilibrar o jogo. O Furacão acertou a marcação e passou a impor mais dificuldades ao adversário. Assim, o time atleticano passou a criar boas oportunidades para abrir o placar. Aos 27, depois da jogada ensaiada após cobrança de escanteio, Renan Lodi cruzou na medida para Léo Pereira que, livre, cabeceou para fora.
O Atlético seguiu melhor em campo e o primeiro gol não demorou a sair. O meia João Pedro, ex-paranista, acertou um belo chute de fora da área, não deu chances para Thiago Rodrigues e abriu o placar. O Paraná sentiu o gol sofrido, passou a cometer erros bobos e dar espaços para o Furacão. O time rubro-negro só não foi para o intervalo com uma vantagem maior graças à boa postura da defesa do Tricolor.
Confira a classificação completa do Estadual
Com Vitor Feijão na etapa final, o Paraná Clube voltou mais ofensivo do intervalo, mas seguiu parando na boa postura defensiva do Atlético. O Furacão, com toque de bola desde a defesa, sem a bola estava com o bote preparado para tentar ampliar a vantagem nos contra-ataques. Aos 7, Alex Santana saiu jogando errado, Giovanny tocou para Yago, mas o chute passou à esquerda do goleiro Thiago Rodrigues.
O Paraná, com dificuldades no seu setor de criação, conseguia chegar com perigo somente em bolas paradas. Aos 25, Zezinho cobrou falta da meia lua e quase fez um golaço. O time paranista aumentou seu poder de criação depois da entrada do meia-atacante Gabriel Pires. Mas o Rubro-Negro foi letal quando teve a chance. Aos 29, João Pedro, depois de desperdiçar a chance na cara do gol, cobrou escanteio na medida para Léo Pereira, que subiu livre e ampliou a vantagem.
O segundo gol era tudo que o Atlético queria para se fechar de vez na defesa. O Paraná, desorganizado em campo, foi para o tudo ou nada. O Tricolor ainda ficou com um jogador a mais depois que o zagueiro Léo Pereira foi expulso, aos 38 minutos, mas não adiantou. Pelo contrário. Já nos acréscimos, aos 46, João Pedro fez boa jogada e tocou para Felipe Dorta, que bateu na saída de Thiago Rodrigues para garantir mais uma vitória do Furacão.
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO PARANAENSE
Taça Dionísio Filho – 2ª Rodada
Paraná Clube 0x3 Atlético
Paraná Clube
Thiago Rodrigues; Júnior, Neris, Charles e Igor (Vitor Feijão); Leandro Vilela, Alex Santana (Gabriel Pires) e Zezinho (Felipe Augusto); João Paulo, Alemão e Zé Carlos.
Técnico: Wagner Lopes
Atlético
Santos; Gustavo Cascardo, Léo Pereira, Zé Ivaldo e Renan Lodi; Deivid, Bruno Guimarães e João Pedro; Giovanny (Felipe Dorta), Yago (Demethryus) e Ederson (Émerson).
Técnico: Tiago Nunes
Local: Vila Capanema
Árbitro: Rodolpho Toski Marques
Assistentes: Bruno Boschilia e Daniel Cotrim de Carvalho
Gols: João Pedro, 35 do 1º; Léo Pereira, 29, e Felipe Dorta, 46 do 2º
Cartões amarelos: Zezinho, Alex Santana e Gabriel Pires (PAR); Deivid (CAP)
Cartão vermelho: Léo Pereira, 38 do 2º
Público total: 6.532
Renda: R$ 172.505,00