O Barcelona vai tentar ampliar seu recém-batido recorde de melhor ínicio de Campeonato Espanhol, buscando a 14ª vitória em 16 jogos contra o perigoso Betis, em Sevilla, sob a dúvida de contar com seu principal jogador, Lionel Messi, que se contundiu contra o Benfica, pela Liga dos Campeões.
O rival do time catalão nesta rodada é o quarto colocado na tabela de classificação, com 25 pontos, 15 a menos que o ‘Barça’. O desempenho nem chega a assustar tanto, mas sim a vitória do Betis sobre o Real Madrid, em casa, por 1 a 0, no dia 24 de novembro, na 13ª rodada.
O técnico Tito Vilanova, do Barcelona, só deverá saber se Messi entrará em campo, horas antes da partida. O argentino sofre com dores no joelho, provocadas por um choque com o goleiro brasileiro Artur, do Benfica, no empate sem gols entre as duas equipes, pela última rodada da fase de grupos da competição continental.
Contra o Betis, a equipe terá o retorno de Alba, Mascherano, Xavi, Iniesta, Pedro e Fábregas, que foram poupados no meio de semana. Além disso, Daniel Alves e Alexis Sánchez deverão ficar no banco, após se recuperarem de lesões.
Seis pontos atrás do ‘Barça’, e em baixa devido a derrota para o Real Madrid, no último fim de semana, por 2 a 0, o Atlético de Madrid joga também no domingo, contra o Deportivo La Coruña. Como entra em campo primeiro, a equipe ‘colchonera’ quer fazer sua parte para depois secar o time catalão.
A equipe dos brasileiros Miranda, Filipe Luís e Diego Costa, que conta com o goleador Falcao García, está com 34 pontos, contra 40 do Barcelona. Já o Deportivo La Coruña é o penúltimo colocado, com 11 pontos, o que está colocando em risco o cargo do técnico José Luis Oltra.
E esse não é o único comandante que pode cair com um mau resultado na rodada. Além de Oltra, Juan Antonio Anquela no Granada, Michel no Sevilla, Joaquín Caparrós no Mallorca, e de Marcelo Bielsa, no Athletic Bilbao tem chances de deixar suas equipes se não vencerem respectivamente Málaga, Espanyol, Levante e Celta.
Embalado com as vitórias sobre Atlético de Madrid e Ajax, com time misto, o Real Madrid vai visitar o Valladolid, uma das surpresas da competição. Os ‘albivioletas’ ocupam a sétima colocação no torneio, com 21 pontos ganhos. Nas últimas cinco partidas que fez, o Valladolid venceu três e empatou uma.
A principal dúvida do time madrilenho para a partida é com relação a lateral esquerda. O português Fábio Coentrão saiu contundido na partida contra o Ajax e pode ficar de fora. Michael Essien, que se recuperou recentemente de lesão, jogou na posição, mas também não está garantindo na partida. Até mesmo o jovem lateral Fabinho, ex-Fluminense, surge como opção.
A 15ª rodada do Campeonato Espanhol será aberta com o duelo Espanyol e Sevilla, nesta sexta-feira. O encerramento acontecerá na segunda-feira com o confronto entre Rayo Vallecano, do brasileiro Leo Baptistão, e Zaragoza.
Programação da 15ª rodada do Campeonato Espanhol:.
Sexta-feira (07/12).
Espanyol – Sevilla.
Sábado (08/12)
Real Sociedad – Getafe.
Málaga – Granada.
Valladolid – Real Madrid.
Osasuna – Valencia.
Domingo (09/12).
Levante – Mallorca.
Athletic Bilbao – Celta.
Betis – Barcelona.
Atlético de Madrid – Deportivo La Coruña.
Segunda-feira (10/12).
Rayo Vallecano – Zaragoza.