A Portuguesa deu mais um passo importante na sua luta para fugir da zona do rebaixamento ao vencer a Ponte Preta por 2 a 1, nesta quarta-feira, no estádio do Canindé, em São Paulo, pela 18.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante Gilberto fez os dois gols da equipe paulistana nesta partida, que marcou o reencontro do técnico Guto Ferreira com seu ex-clube.
Essa foi a segunda vitória seguida em casa da Portuguesa, que havia vencido o Bahia por 4 a 2, chegando aos 19 pontos. Por outro lado, a Ponte Preta sofreu a sua quinta derrota seguida e segue na penúltima colocação, com 15 pontos e um jogo a menos – contra o Atlético Mineiro. Antes deste tropeço, o time havia perdido para Vitória, Goiás, Cruzeiro e Grêmio.
O primeiro tempo foi totalmente dominado pela Portuguesa, que ganhava toda a segunda bola. Perdida em campo e sem um meia de ligação, a Ponte Preta errava muitos passes e só foi oferecer perigo ao goleiro Lauro em chute de Chiquinho, defendido pelo camisa 1.
Aos 39 minutos, Diogo invadiu a área e foi derrubado por Fernando Bob. Gilberto cobrou pênalti com categoria e apenas tirou de Roberto. Antes, os donos da casa haviam assustado em finalização de Diogo, que passou raspando a trave.
Logo aos três minutos do segundo tempo, Diogo fez grande jogada pela direita e cruzou rasteiro para Gilberto, que bateu de primeira e mandou no cantinho, fazendo o seu segundo gol na partida. A Portuguesa ainda quase marcou o terceiro novamente com Gilberto, mas Roberto fez grande defesa.
Abatida em campo, a Ponte Preta praticamente não subia ao ataque e foi levar perigo apenas com William, que escapou da marcação e, mesmo sem ângulo, chutou para boa intervenção de Lauro. A partida seguiu sem maiores emoções até os 48 minutos, quando Adrianinho, cobrando falta, diminuiu para a equipe visitante.
Os dois times voltam a campo no próximo sábado, pela 19.ª rodada (a última do primeiro turno). A Portuguesa enfrenta o Grêmio, às 21 horas, na Arena Grêmio, em Porto Alegre. Já a Ponte Preta recebe o Internacional, às 18h30, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.
FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA 2 x 1 PONTE PRETA
PORTUGUESA – Lauro; Luís Ricardo, Valdomiro, Moisés Moura e Rogério; Bruninho (Corrêa), Bruno Henrique, Moisés e Souza (Jean Mota); Gilberto (Bergson) e Diogo. Técnico: Guto Ferreira.
PONTE PRETA – Roberto; Régis, Betão, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Fernando Bob (Magal), Fernando (Adrianinho) e Chiquinho; Rafinha (Dênnis) e William. Técnico: Jorginho.
GOLS – Gilberto (pênalti), aos 40 minutos do primeiro tempo; Gilberto, aos 3, e Adrianinho, aos 48 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Souza (Portuguesa); Chiquinho e Adrianinho (Ponte Preta).
ÁRBITRO – Leandro Bizzio Marinho (SP).
RENDA – R$ 34.170,00.
PÚBLICO – 1.419 pagantes.
LOCAL – Estádio do Canindé, em São Paulo (SP).