Dificilmente o São Paulo sairia da Arena do Grêmio, na última quinta-feira, sem baixas para o jogo de domingo, contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte. Com sete titulares pendurados com dois cartões amarelos, o técnico Diego Aguirre viu três deles levarem a terceira advertência e serem automaticamente desfalques para a rodada seguinte do Campeonato Brasileiro: Arboleda, Militão e Hudson.

continua após a publicidade

Assim, não restará outra alternativa ao treinador uruguaio que não seja modificar bastante a escalação inicial para encarar os mineiros. Inclusive, ele cogita antecipar uma estreia que programava apenas para a semana seguinte.

continua após a publicidade

O lateral-direito Bruno Peres, contratado da italiana Roma, ainda não reúne condições físicas ideais para entrar em campo. Ele vem trabalhando à parte do elenco no CT da Barra Funda. Porém, depois da derrota para o Grêmio, o comandante não descartou queimar etapas e ao menos relacionar o jogador para este domingo.

continua após a publicidade

“Ainda não posso responder, porque, às vezes, as coisas mudam. A ideia era que ele ficasse pronto para a outra semana, mas não posso dizer que ele não estará pronto para esse jogo”, despistou Aguirre.

O ex-santista seria alternativa para substituir Militão na lateral direita. Neste caso, o técnico poderia optar por Araruna no meio, na vaga de Hudson. Se ainda não estiver confiante em relação à utilização de Bruno Peres, o uruguaio também tem a possibilidade de improvisar Araruna na lateral – função que o jogador já desempenhou diversas vezes – e escalar o jovem Luan no meio-campo. O garoto de 19 anos estreou diante do Corinthians, no sábado passado, e agradou. Vale lembrar que Jucilei, titular do meio-campo são-paulino, continua machucado, recuperando-se de um estiramento na região adutora da coxa esquerda.

O mais provável é que Arboleda, também suspenso, dê lugar a Bruno Alves para formar a dupla de zaga com Anderson Martins. Neste caso, Aguire não precisaria mexer no esquema tático.

Outra opção seria voltar a utilizar a formação com três zagueiros que ele testou logo que assumiu o time, mas neste caso teria de contar com alguma improvisação, já que Rodrigo Caio também permanece em recuperação (cirurgia no pé esquerdo). Uma alternativa seria o lateral Edimar atuando como defensor aberto pela esquerda, mas o jogador é outro entregue ao departamento médico (entorse no tornozelo esquerdo).