O armador Sundiata Gaines era um completo desconhecido até há dez dias, quando jogava pela NBDL, uma liga inferior do basquete norte-americano. Mas na noite de quinta-feira, ele apareceu no segundo final e levou o Utah Jazz à vitória de 97 a 96 sobre o Cleveland Cavaliers.
Recém-contratado pela equipe, Gaines atuou por apenas nove minutos, mas teve uma participação ofensiva praticamente perfeita. Ele marcou nove pontos, e acertou todos os três arremessos de quadra que tentou – um deles, de três pontos, no último lance da partida.
A grande atuação de Gaines ofuscou o que seria mais um show de LeBron James, cestinha da partida com 36 pontos, além de ter conseguido nove rebotes e distribuído seis assistências. O brasileiro Anderson Varejão esteve em quadra por 36 minutos e encerrou a partida com oito pontos e nove rebotes.
A derrota foi a 11ª do Cleveland em 41 jogos – justamente a metade da temporada regular da NBA. A equipe continua líder da Conferência Leste, e manteve vantagem sobre o Boston Celtics, que foi derrotado por 96 a 83 para o Chicago Bulls – a equipe do Oregon é vice-líder do Leste com 27 vitórias e 11 derrotas.
NBA, resultados de 14/1:
Boston Celtics 83 x 96 Chicago Bulls
Utah Jazz 97 x 96 Cleveland Cavaliers
NBA, jogos de 15/1:
Philadelphia 76ers x Sacramento Kings
Charlotte Bobcats x San Antonio Spurs
Atlanta Hawks x Phoenix Suns
Chicago Bulls x Washington Wizards
Detroit Pistons x New Orleans Hornets
New Jersey Nets x Indiana Pacers
New York Knicks x Toronto Raptors
Memphis Grizzlies x Minnesota Timberwolves
Dallas Mavericks x Oklahoma City Thunder
Houston Rockets x Miami Heat
Golden State Warriors x Milwaukee Bucks
Los Angeles Lakers x Los Angeles Clippers
Portland Trail Blazers x Orlando Magic