Mike Conway surpreendeu ao vencer a primeira bateria da etapa de Detroit da Fórmula Indy, neste sábado. Estreando na temporada usando o carro da brasileira Bia Figueiredo na Dale Coyne Racing, o britânico liderou a maior parte da prova e venceu com relativa facilidade para somar apenas o seu segundo triunfo em cinco temporadas na categoria.
A outra vitória de Conway na Indy havia sido em Long Beach, em 2011. Depois de uma temporada ruim no ano passado, ele acabou dispensado pela Foyt. Agora voltou ao cockpit no lugar de Bia Figueiredo, que só conseguiu patrocinadores para correr até Indianápolis – assim, participou nas provas com mais visibilidade no Brasil, sem resultados expressivos.
Na primeira das duas provas do fim de semana em Detroit, Conway, que largou em segundo e liderou entre as voltas 3 e 13, reassumiu a ponta na volta 44 e seguiu na frente até a bandeirada final. Assim, somou 47 voltas puxando o pelotão. Nas suas outras quatro temporadas na Indy, ele liderou 31.
Atual campeão, o norte-americano Ryan Hunter-Reay chegou na segunda posição, seguido do britânico Justin Wilson, companheiro de equipe de Conway. Na sequência, cruzaram Scott Dixon, Helio Castroneves e Dario Franchitti. Tony Kanaan, que vinha de vitória em Indianápolis, foi apenas o 13º.
Com a vitória deste sábado, Conway pode ser o primeiro piloto a ganhar o bônus de US$ 50 mil oferecido a quem ganhar duas baterias no mesmo fim de semana. Caso ele não vença a prova deste domingo, na qual larga na pole position, o prêmio acumula para o próximo fim de semana de duas baterias, em Toronto. A terceira dessas dobradinhas será em Houston.