O técnico da seleção japonesa, Takeshi Okada, anunciou nesta segunda-feira a lista de 23 jogadores convocados para disputar a Copa do Mundo de 2010 pelo país. O anúncio não trouxe grandes novidades e o treinador apostou em um grupo experiente, com poucos jovens.
O zagueiro brasileiro naturalizado japonês Marcus Tulio Tanaka, nascido em São Paulo, mas que nunca atuou no futebol do Brasil, está entre os convocados por Okada.
Além de um brasileiro, a convocação confirmou a presença de quatro jogadores que atuam em clubes do futebol europeu. São eles: os meio-campistas Makoto Hasebe (Wolfsburg), Keisuke Honda (CSKA Moscou) e Daisuke Matsui (Grenoble) e o atacante Takayuki Morimoto, do Catania.
O Japão integra o Grupo E do Mundial, ao lado de Camarões, Dinamarca e Holanda, e tem três amistosos de preparação para a competição agendados. No próximo dia 24, o país receberá a Coreia do Sul. Em seguida, já na África do Sul, enfrentará Inglaterra e Costa do Marfim, segunda adversária do Brasil na Copa de 2010.
Confira os 23 convocados da seleção japonesa:
Goleiros: Seigo Narazaki (Nagoya Grampus), Eiji Kawashima (Kawasaki Frontale) e Yoshikatsu Kawaguchi (Jubilo Iwata).
Defensores: Yuji Nakazawa (Yokohama Marinos), Marcus Tulio Tanaka (Nagoya Grampus), Yuichi Komano (Jubilo Iwata), Daiki Iwamasa (Kashima Antlers), Yasuyuki Konno (FC Tokyo), Yuto Nagatomo (FC Tokyo) e Atsuto Uchida (Kashima
Antlers).
Meio-campistas: Shunsuke Nakamura (Yokohama Marinos), Yasuhito Endo (Gamba Osaka), Kengo Nakamura (Kawasaki Frontale), Junichi Inamoto (Kawasaki Frontale), Yuki Abe (Urawa Red Diamonds), Makoto Hasebe (Wolfsburg), Keisuke Honda (CSKA Moscou) e Daisuke Matsui (Grenoble).
Atacantes: Shinji Okazaki (Shimizu S-Pulse), Keiji Tamada (Nagoya Grampus), Yasuhito Okubo (Vissel Kobe), Kisho Yano (Albirex Niigata) e Takayuki Morimoto (Catania).