Sem grandes contratações, o Flamengo apostou na manutenção da base de 2008 para este ano. Para o treinador Cuca, a estratégia do clube foi correta, e pode render bons frutos nas quatro competições que o time disputará – Estadual do Rio, Copa do Brasil, Brasileirão e sul-americana.
“Há muito tempo não começo um trabalho com a base pronta. Às vezes é perigoso perder dez ou mais jogadores, porque a reformulação pode dar certo ou não”, disse o treinador. Para ele, o elenco que tem disponível pode levar o clube a bons resultados, desde que haja um bom relacionamento entre os atletas.
“Temos uma base sólida, mas os adversários também vão crescer. Para ser campeão é precisa trabalhar, ter competência e aquela química que faz o time andar”, afirmou o treinador. Cuca diz já saber o que pode esperar de seus comandados durante toda a temporada.
“Meu objetivo é formar um time equilibrado, competitivo, guerreiro e com boa técnica. Vamos perder alguns jogos, o que é natural, mas estamos nos preparando para ganhar o máximo que pudermos. Isso se consegue com espírito de grupo. No meio-campo, por exemplo, são 12 jogadores para jogar três ou quatro. Vai ser uma luta com lealdade, porque um time não se faz apenas com os 11 titulares”, disse.