Os árbitros que atuarão na Copa do Mundo até agora não conseguiram treinar no estádio do Maracanã por conta dos atrasos nas obras e na preparação do gramado para o primeiro jogo na capital carioca. Quem faz o alerta é Massimo Busaca, diretor de Arbitragem da Fifa e ex-juiz. Segundo ele, um reconhecimento do gramado e do estádio deveria ter ocorrido na semana passada. Mas a organização pediu que tudo fosse adiado até o dia 7 de junho.

continua após a publicidade

Se a grama ainda não permitiu que o estádio fosse testado pelos árbitros, Busaca considera que pelo menos não houve atraso na instalação da tecnologia que vai ser usada para determinar se a bola cruzou ou não o gol. A Copa de 2014 será a primeira que contará com a tecnologia para auxiliar os árbitros.

Além da ajuda da tecnologia, a Fifa decidiu insistir com os árbitros para que estudem os times que vão apitar, principalmente no que se refere à tática de cada um deles em campo. “A tática é fundamental”, disse Busaca. “Os árbitros precisam saber como um time marca, se marca avançado, se pressiona”, explicou.

Desde o início desta semana, cada seleção recebeu a visita de uma comissão de arbitragem para falar sobre como os jogos serão apitados e o que será exigido dos jogadores em termos de “fair play”.

continua após a publicidade