A convocação na última quinta-feira do equatoriano Arboleda para os amistosos da seleção de seu país, em setembro, poderão representar a chance para Rodrigo Caio ser utilizado novamente na equipe do São Paulo. Ele não jogou desde que se recuperou de lesão e voltou a ser relacionado, na partida contra a Chapecoense, em 19 de agosto. Também foi para o banco contra Paraná e Ceará, mas não saiu de lá.
Após se lesionar na segunda rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o então titular precisou ser submetido a uma cirurgia no pé esquerdo, algo que o deixou mais de três meses afastado. No período, viu três concorrentes – Arboleda, Anderson Martins e Bruno Alves – ganharem espaço e o transformarem na quarta opção do setor.
Arboleda vai defender o Equador em 7 e 11 de setembro, contra Jamaica e Guatemala, respectivamente, em amistosos que serão realizados nos Estados Unidos. Ele será desfalque certo para Diego Aguirre nas partidas do São Paulo diante de Atlético-MG (dia 5), em Belo Horizonte, e Bahia (dia 8), no Morumbi.
Naturalmente, Anderson Martins e Bruno Alves serão os titulares, mas dado o rodízio que Aguirre vem promovendo na zaga do time nesta temporada, é possível acreditar que Rodrigo Caio ganhe ao menos a oportunidade de entrar em alguma dessas partidas. Com o empréstimo de Lucas Kal para o Vasco, anunciado na última quinta-feira, não existe nenhum outro atleta do setor à disposição do técnico uruguaio.
Líder do Campeonato Brasileiro, com 46 pontos, três à frente do Internacional na tabela, o São Paulo volta a campo neste domingo, quando recebe o Fluminense em seu estádio.