Valquir Aureliano
O zagueiro Douglão (com China nas costas) fez um golaço. Ele encobriu o goleiro Glédson com estilo e a torcida aplaudiu de pé.

O time era quase todo de reservas, mas o Coritiba conseguiu manter o mesmo futebol apresentado nas últimas rodadas, não tomou conhecimento do Cascavel e venceu fácil por 3 a 1, ontem, no Couto Pereira.

continua após a publicidade

E com direito a um golaço do zagueiro Douglão, que encobriu o goleiro Glédson com estilo e fez a torcida se levantar para aplaudir de pé.

O resultado deixa o Alviverde a apenas dois pontos do Paraná Clube e no páreo para ser o primeiro colocado do Grupo A do Campeonato Paranaense. O clássico contra o rival está programado para quinta-feira, na Vila Capanema.

Sem nenhuma surpresa, o técnico Guilherme Macuglia mandou a campo a formação antecipada na sexta-feira, com três zagueiros e Muñoz estreando no ataque. Na defesa, Luizão fazia seu debut, mas foi no seu setor que a desentrosada formação mais sofreu. Tivesse o Cascavel um ataque mais habilidoso e Artur teria mais trabalho do que teve. Como a Cobra não vem picando ninguém, o Coxa conseguiu se acertar e abriu o placar num bom lance de contra-ataque.

continua após a publicidade

O colombiano Muñoz, que já tinha tido uma oportunidade, arranjou um pênalti para sua equipe abrir o marcador. Cobrando com estilo, Ânderson Gomes fez o primeiro.

O gol deu a tranqüilidade necessária ao time de Macuglia, que dominou de vez o Cascavel e aumentou a vantagem depois que Pedro Ken cobrou escanteio da esquerda e Ozéia desviou para a rede. A resposta veio com Cleiton, que obrigou Artur a fazer uma grande defesa no final do primeiro tempo.

continua após a publicidade

No entanto, o mesmo arqueiro acabou falhando feio e tomando gol após cobrança de falta de João Renato. A galera entendeu e apoiou Artur. A mesma galera que foi obrigada a se levantar para aplaudir o golaço do zagueiro Douglão.

Numa bobeada da defesa cascavelense, Pedro Ken deixou a bola para o defensor, que foi avançando, entrou livre na cara de Glédson e deu um tapa por baixo da bola para encobrir o arqueiro. Uma pintura para deleite dos quase seis mil pagantes presentes ontem no Alto da Glória. Com a vitória por 3 a 1, o Coritiba enfrenta o Tricolor precisando da vitória para conseguir a primeira colocação no Grupo A e levar a vantagem de jogar a segunda partida em casa e por dois empates para chegar à final da competição.

Macuglia mostra confiança total no elenco

O técnico Guilherme Macuglia nem se preocupou muito em colocar uma equipe reserva para enfrentar o Cascavel. Para ele, o elenco do Coritiba está bastante homogêneo e faz com que os jogadores que entrem em partidas como a de ontem mantenham o desempenho da equipe, que chega a 14 jogos sem perder. ?Independente de quem jogasse, nós sabíamos que o grupo vem se fortalecendo e nos treinamentos a gente percebe isso e eu não me preocupei muito, até pelo rendimento que alguns tinham quando entravam nos jogos?, destacou.

Para ele, a preocupação era a bola parada e isso foi contornado diante da Cobra, apesar da pontaria não ter sido das melhores novamente. ?Faltou um pouco, principalmente a finalização no contra-ataque e, novamente, nós poderíamos ter definido melhor o jogo. A saída de trás precisa melhorar, mas isso aí vem com o tempo e com o trabalho que nós teremos pela frente?, apontou. E o próximo compromisso será o clássico de quinta-feira com o Paraná Clube na Vila Capanema.

?Eu sempre disse que nós temos que lutar pelo primeiro lugar. Existe essa possibilidade, tínhamos a preocupação de vencer o Cascavel para termos essa possibilidade, e, com certeza, será um grande jogo na quinta?, projetou. Hoje, os jogadores que atuaram fazem apenas um trabalho regenerativo no CT da Graciosa enquanto os demais trabalham tecnicamente. Diante do Tricolor, o Coxa vai com sua força máxima.

Gol de Douglão valeu o ingresso

Não é toda hora que a torcida se levanta para aplaudir de pé um gol, mesmo de seu time.

Ontem, a torcida do Coritiba homenageou, com justiça, o golaço do zagueiro Douglão na vitória contra o Cascavel por 3 a 1, no Couto Pereira. Uma pintura digna de antologia dos melhores momentos do Alto da Glória. ?Senti que poderia. O Pedro Ken deixou a bola para mim, carreguei e dei o toque por cima do goleiro?, relembrou o defensor, que vem se destacando com a camisa alviverde, mesmo não sendo titular da equipe. Pelo menos, por enquanto.

Diante do Paraná Clube, na quinta-feira, ele estará de fora devido ao terceiro cartão amarelo, mas na seqüênica da temporada tem grandes chances de voltar a atuar devido à lesão de Leandro. ?O mais importante é que eu ajudei o Coritiba a conquistar os três pontos?, destacou. Esse foi o segundo gol do zagueirão, que já tinha anotado, também com estilo, contra o Iguaçu. Daquela vez, ele fez ?apenas? de bicicleta. ?Aos poucos vamos ganhando mais força. Precisamos buscar esse primeiro lugar para entrar forte nas finais?, apontou.

Segundo ele, o técnico Guilherme Macuglia e a comissão técnica são os principais responsáveis pelo seu crescimento profissional em 2007.

?Eu só tenho que agradecer a eles e à minha força de vontade de querer melhorar e querer dar a resposta ao professor Guilherme, que vem depositando bastante confiança em mim?, disse. Já o comandante alviverde destacou a técnica do jogador. ?O Douglas é um jogador que tem uma técnica apurada, é um jogador que tem uma saída forte de trás e a gente tem dado liberdade para ele sair e é uma projeção muito forte que ele tem?, analisou Macuglia.

Para o treinador, que também reflete a posição da diretoria, o zagueiro é uma das apostas do clube para se tornar titular em breve. ?Hoje (ontem), ele teve esse grande mérito com um gol muito bonito e, com certeza, o gol do domingo. Ele vem melhorando a cada dia e é uma aposta dentro do Coritiba?, finalizou o treinador do Coxa.

CAMPEONATO PARANAENSE
2.ª Fase – Grupo A – 5.ª Rodada
Local: Couto Pereira
Árbitro: José Ricardo Bigaski Stolle
Assistentes: Alberto Inácio Silva e Marcos Antônio Fernandes
Gol: Ânderson Gomes aos 23 e Ozéia aos 31 do 1.º tempo; João Renato aos 6 e Douglão aos 37 do 2.º tempo
Cartão amarelo: Nena, Moreira, Tiago Soler, Grafite, Daniel Cruz, Douglão, Carreta
Renda: R$ 38.627,50
Público pagante: 4.622
Público total: 5.752

Coritiba 3 x 1 Cascavel

Coritiba
Artur; Ozéia, Douglão e Luizão (Túlio, 41 do 1.º); China, Adriano, Geraldo (Fábio Lopes, 15 do 2.º), Pedro Ken e Daniel Cruz; Ânderson Gomes (Hugo, 25 do 2.º) e Muñoz. Técnico: Guilherme Macuglia

Cascavel
Glédson; João Renato, Moreira e Tiago Soler; Caio, Rodrigo Caldeira, Grafite (Gildásio, 27 do 2.º), Moreira e Cleiton; Nena e Kahê (Carreta, 26 do 2.º). Técnico: Val de Melo.