Com um gol de bicicleta, o 200º de sua carreira, e outros dois em lances de oportunismo, o atacante Fred levou o Fluminense à vitória sobre o Coritiba, por 3 a 1, na noite desta quinta-feira, no Engenhão, e devolveu à torcida tricolor a esperança pela conquista do bicampeonato do Brasileirão.

continua após a publicidade

O Fluminense se manteve em sexto lugar, mas chegou aos 47 pontos e ficou a apenas quatro do líder Corinthians, com 51, mesma pontuação alcançada pela Vasco no complemento da rodada. O time de São Januário empatou com o Atlético-PR, por 2 a 2, na Arena da Baixada.

Fred chegou às 4 horas da madrugada desta quinta em casa, depois de uma longa viagem do México, onde esteve com a seleção brasileira. Disse que só conseguiu dormir às 6 horas. À tarde, já estava com o grupo do Fluminense e teve sua escalação confirmada pelo técnico Abel Braga.

Mas nem os tricolores mais entusiasmados poderiam imaginar que Fred teria atuação tão destacada. Para o camisa 9 sair de campo com nota 10 faltou um detalhe: que tivesse convertido um pênalti, quando o jogo estava empatado por 1 a 1. Ele cobrou mal e o goleiro Vanderlei conseguiu fazer a defesa.

continua após a publicidade

Antes disso, em passe de Mariano, o atacante matou a bola no peito e presenteou o público do Engenhão com uma bicicleta certeira. No último minuto do primeiro tempo, Marcos Aurélio fez o gol do Coritiba, em cobrança de falta.

Depois do intervalo, a torcida ficou em silêncio quando Fred desperdiçou a oportunidade de desempatar. Em noite inspirada, ele não se abateu. Aproveitou cruzamento de Mariano para ampliar. Logo em seguida, foi a vez de Rafael Sobis deixá-lo em condições de superar o goleiro Vanderlei pela terceira vez.

continua após a publicidade

Nos minutos finais, Fred afastou duas vezes a bola da área do Flu. Virou zagueiro por alguns minutos e demonstrou um fôlego fora de série. Ele consolidava a vitória que mantém as chances do bicampeonato do time carioca. Ao Coritiba, em décimo lugar, com 40 pontos, resta continuar lutando por uma vaga na Copa Sul-Americana.

Os dois times voltam a campo no domingo para a disputa da 30ª rodada. De olho nos primeiros colocados, o Fluminense visitará o Palmeiras, no Canindé. O Coritiba vai receber o Bahia no Couto Pereira.

Ficha Técnica:

Fluminense 3 x 1 Coritiba

Fluminense – Diego Cavalieri; Mariano, Digão (Elivélton), Márcio Rosário e Carlinhos; Edinho, Diogo (Lanzini), Deco e Marquinho; Rafael Sóbis (Fernando Bob) e Fred. Técnico: Abel Braga.

Coritiba – Vanderlei; Jonas, Jéci, Emerson e Lucas Mendes (Leonardo); William, Léo Gago, Marcos Aurélio (Davi) e Tcheco (Everton Costa); Rafinha e Bill. Técnico: Marcelo Oliveira.

Gols – Fred, aos 24, e Marcos Aurélio, aos 46 minutos do primeiro tempo. Fred, aos 28 e aos 31 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos – Edinho, Deco, Marquinho, Jonas, William e Léo Gago.

Árbitro – Célio Amorim (SC).

Renda e público – Não disponíveis.

Local – Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).