Vizinhos em Turim, Juventus e Torino têm um peculiaridade em comum. São os únicos clubes que conseguiram vitórias contra times espanhóis em mata-matas das ligas europeias nas últimas três temporadas. Exceção à derrota do Real Madrid para a Juventus na semifinal da Liga dos Campeões de 2014-15 e ao revés do Athletic Bilbao frente ao Torino na primeira rodada da fase eliminatória da Liga Europa da mesma temporada, os espanhóis não perderam para mais ninguém.

continua após a publicidade

Contando também as fases preliminares, classificatórias à etapa de grupos de ambas as competições, já são mais de 50 triunfos dos espanhóis em confrontos contra equipes estrangeiras nas fases de mata-mata.

Desde que começou essa hegemonia, a Espanha passou invicta por duas edições da Liga dos Campeões. Na temporada 2013-14, as únicas eliminações fora para outros times espanhóis: o Barcelona caiu diante do Atlético de Madrid, que foi derrotado pelo Real Madrid na decisão.

Nesta temporada, a história praticamente se repete. O Barcelona mais uma vez foi eliminado pelo Atlético, que fará mais uma final contra o vizinho e arquirrival. Os demais times espanhóis a disputarem a competição nesses três anos (Sevilla duas vezes, Athletic de Bilbao, Valencia e Real Sociedad) caíram na fase de grupos.

continua após a publicidade

Na Liga Europa a situação é idêntica. Só temporada 2013-14, foram 12 triunfos espanhóis em mata-matas, incluindo dois duelos nacionais, nos quais o Sevilla eliminou Betis e Valencia. Depois, foi campeão. No ano passado, o Sevilla faturou o bi depois de passar o Villarreal nas oitavas.

O cenário está perto de se repetir neste ano. Eram quatro espanhóis no mata-mata da Liga Europa, mas o Bilbao tirou o Valencia e depois caiu diante do Sevilla. Nesta quinta, o Villarreal visita o Liverpool (venceu na ida por 1 a 0) e Sevilla recebe o Shakhtar Donetsk pela semifinal (houve empate por 2 a 2 na ida). Ambos são favoritos a fazer uma final espanhola.

continua após a publicidade