Com dois jogadores expulsos, o Botafogo perdeu para o Independiente del Valle por 2 a 1, nesta quarta-feira. Apesar do resultado, se manteve na primeira posição do Grupo 2 da Copa Libertadores, com 4 pontos, empatado com o San Lorenzo, da Argentina, e Unión Española, do Chile, que empataram por 1 a 1, em Buenos Aires. Foi uma partida difícil no pequeno estádio Rumiñahui, em Sangolquí, cidade da região metropolitana de Quito. Além da altitude de cerca de 2.800 metros, choveu bastante, deixando o gramado em péssimas condições.
O dono da casa iniciou o jogo com mais iniciativa, se aproveitando da falta de atenção da defesa alvinegra. Com isso, Jefferson teve de fazer duas grandes defesas após cabeçadas de Lamas e Angulo. Depois de mais um apagão da zaga, Nuñez recebeu a bola desmarcado na área e chutou forte no canto para abrir o placar, aos 26 minutos. Chovia forte e o gramado estava um lamaçal. Por isso, era grande o número de passes errados, escorregões e faltas.
Se a defesa não estava bem, o setor ofensivo não era melhor. O Botafogo tentava encaixar algum contra-ataque, mas tinha muita dificuldade para criar as jogadas. Lodeiro e Wallyson participavam pouco e Ferreyra, isolado na frente, não podia fazer muita coisa.
O Botafogo começou o segundo tempo um pouco melhor e o empate saiu em uma jogada ensaiada em que Jorge Wagner cobrou o escanteio, Dória desviou e Bolívar marcou, aos 14 minutos.
Aos 27 minutos, a partida desandou para os cariocas. Bolívar, que já tinha um cartão amarelo, fez outra falta forte e foi expulso. Em seguida, houve um tumulto dentro de campo e o lateral-direito Edilson também recebeu cartão vermelho, por reclamação. Com dois a menos, o Botafogo ficou encurralado em campo e, nos acréscimos, Sornoza acertou um chutaço no ângulo e virou o jogo para o Independiente del Valle.
FICHA TÉCNICA
INDEPENDIENTE DEL VALLE 2 x 1 BOTAFOGO
INDEPENDIENTE DEL VALLE – Azcona; Nuñez, Lamas, Fernando León (Cortéz) e Pineida (Soliz); Rizotto, Henry León (Julio Angulo), González e Sornoza; Daniel Angulo e Guerrero. Técnico: Pablo Repeetto.
BOTAFOGO – Jefferson; Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Jorge Wagner e Lodeiro (Bolatti); Wallyson (André Bahia) e Ferreyra (Lucas). Técnico: Eduardo Hungaro.
GOLS – Nuñez, aos 26 minutos do primeiro tempo; Bolívar, aos 14, e Sornoza, aos 46 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Gabriel, Dória e André Bahia (Botafogo).
CARTÕES VERMELHOS – Bolivar e Edilson (Botafogo).
ÁRBITRO – Manuel Garay (Fifa/Peru).
RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.
LOCAL – Estádio Rumiñahui, em Quito (Equador).