Paraná Clube e Goiás se enfrentam na tarde deste sábado (17), na Vila Capanema, precisando muito da vitória. As duas equipes vêm de um momento muito parecido no campeonato – tanto dentro como fora de campo – e querem o resultado para continuar sonhando com o acesso à primeira divisão do Brasileiro.
Na tabela, tricolores e esmeraldinos estão muito próximos. O Paraná ocupa 11ª posição na tabela, com 31 pontos. O Goiás está logo atrás, em 12º, com 29 pontos. As duas equipes têm o mesmo número de vitórias no certame, nove cada. O Paraná, no entanto, perdeu menos e tem um melhor saldo de gols.
Em campo, as duas equipes têm um momento desfavorável. O Tricolor da Vila vem de três derrotas consecutivas, a última delas para o virtualmente rebaixado Salgueiro, de Pernambuco. Já o Goiás acumulou três derrotas e um empate, sendo que sua última derrota foi em casa, contra o ABC.
Desfalques
Ambos enfrentam problemas sérios de desfalques, que vem comprometendo o desempenho das equipes. O time de Goiânia não poderá contar com o volante Marcinho Guerreiro, que cumpre suspensão e o atacante Iarley, que se recupera de lesão. A principal falta, porém, será o goleiro Harlei, que deve ficar 15 dias fora de jogo., também por conta de lesão.
A ausência de peças-chave também incomoda o Paraná. O próprio técnico Guilherme Macuglia afirmou, durante a sua apresentação, na última quinta-feira, que os problemas de lesões e suspensões contribuíram para a queda de rendimento.
Jogador importante, Wellington não jogará mais nessa temporada. O meio-campo sofria de pubalgia e foi operado. Além disso, Zé Carlos, Cris e Ricardinho seguem em tratamento no departamento médico. Por motivo de suspensão, estão fora de jogo o volante Dionísio e o meio-campista Packer. Outro desfalque foi o volante Júnior Urso, por conta de uma caxumba. O jogador pode, entretanto, deixar o Tricolor de vez e se transferir para o Avaí.
Esquema tático
Em mais uma coincidência, as duas equipes devem mudar suas formações para esta partida, desmanchando o 4-4-2 e optando pelo 3-5-2. O Goiás não usa o esquema desde a sétima rodada da competição. O técnico paranista, Guilherme Macuglia,também irá modificar a formação tática, jogando com três zagueiros: Flávio, Amarildo e Brinner.
Bastidores
Fora de campo as semelhanças continuam acontecendo. Desentendimentos e polêmicas estão chamando atenção tanto na Vila Capanema como no Serra Dourada. No lado paranista, a recente troca de técnico e as polêmicas declarações do vice-diretor de futebol, Paulo César Silva, deixaram o ambiente bastante conturbado. Alguns jogadores chegaram a declarar seu descontentamento com as palavras do dirigente.
No Goiás, o gestor de futebol , Kleber Guerra, deixou o clube na última quinta-feira, alegando falta de autonomia. O time também trocou de treinador há pouco tempo, demitindo Márcio Goiano no dia 5 de setembro, para contratar Ademir Fonseca.