As coincidências entre Atlético e Flamengo, finalistas da Copa do Brasil, limitam-se às cores rubro-negras. Enquanto o time da Gávea tem a maior torcida do Brasil, com quase 30 milhões de adeptos, e a maior dívida do futebol brasileiro, o Furacão, mais modesto com seus pouco mais de um milhão de torcedores, dá exemplo ao vermelho e preto carioca quando o assunto é gestão.
Atualmente, o Flamengo é campeão em dívidas. No balanço mais recente, mesmo com um faturamento de R$ 212 milhões por ano, seu endividamento é de R$ 741,7 milhões. Na contramão da equipe da Gávea, o time atleticano, mesmo depois de amargar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2011, não possuí dívidas e sua receita anual é de R$ 90 milhões.
A expectativa de ser campeão da Copa do Brasil está fazendo bem aos dois times. O Flamengo, depois de ir à final, viu seu número de associados crescer significativamente. Até o final deste ano, a diretoria espera chegar à marca de 60 mil sócios. Se conquistar a competição nacional e, consequentemente a vaga na Libertadores da América do ano que vem, o time flamenguista trabalha com a hipótese de chegar a 100 mil sócios e acelerar a amortização de seus débitos.
No extracampo, porém, o rubro-negro carioca ainda está anos-luz do paranaense. Só recentemente inaugurou seu CT – o Ninho do Urubu -, e segue sem estádio próprio, dependendo do Maracanã. Já o Atlético só faz melhorar seu CT do Caju, inaugurado há mais de 15 anos, e promete inaugurar uma das arenas particulares mais completas do mundo. O foco na Arena da Baixada o fez ser comedido em 2013. Sem apostar em grandes investimentos no futebol, o Atlético mostrou que o bom e barato pode fazer sucesso. As campanhas expressivas que faz no Campeonato Brasileiro, no qual é vice-líder, e na Copa do Brasil fizeram aumentar o número de associados. Agora, o clube conta com 23 mil sócios e tem a expectativa de fechar 2013 com 30 mil sócios.
Esta, porém, não foi uma tarefa fácil para o Furacão. Rebaixado para a Série B no Brasileirão de 2011, e com a Arena da Baixada em reforma, o Atlético foi colocado de lado por grande parte dos seus torcedores e chegou a ter aproximadamente 12 mil sócios durante a disputa da Segunda Divisão do ano passado. Mesmo com todas as dificuldades, conquistou o acesso para a Série A. Assim, a reinauguração da Arena da Baixada, marcada para o ano que vem, aliada ao bom desempenho do time em campo, já aponta para uma nova meta: 40 mil sócios em 2014. Fora de campo, o Atlético, o “mais organizado”, dá de goleada no ‘mais querido do Brasil”.