COI veta revezamento internacional para tocha olímpica

O Comitê Olímpico Internacional decidiu proibir os revezamentos internacionais da tocha olímpica, antes de cada edição dos Jogos Olímpicos. Em reunião realizada em Denver, nos Estados Unidos, a entidade afirmou que a experiência, iniciada nos Jogos de Atenas/2004, fracassou no ano passado, antes de Pequim/2008, por causa dos protestos em vários lugares do mundo contra o regime totalitário chinês e a opressão ao Tibete.

“Depois de 2004 já havíamos pensado que era melhor que a tocha não saísse do país, e depois do ano passado vimos que era melhor não repetir mais a experiência”, afirmou o diretor-executivo da entidade, Gibert Felli. Em 2004, a tocha chegou a passar pelo Brasil durante o trajeto – no ano passado, a visita à América do Sul passou pela Argentina.

A decisão de evitar o trajeto internacional já havia sido tomada pelos organizadores da Olimpíada de Londres/2012 e também dos Jogos de Inverno de Vancouver, no Canadá, no ano que vem. A medida agora terá de ser tomada pelos responsáveis pelos Jogos de Inverno de 2014, marcados para Sochí, na Rússia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna