O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quinta-feira a suspensão do Comitê Olímpico de Gana por interferência do governo no esporte local. Assim, os atletas do país africano correm o risco de ficar fora dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012, caso a punição não seja revogada.

continua após a publicidade

O presidente do COI, Jacques Rogge, disse que a decisão foi tomada após meses de negociações com as autoridades de Gana, que não tiveram sucesso. Com a suspensão, o Comitê Olímpico de Gana deixa de receber recursos do COI, seus dirigentes não podem participar de atividades olímpicas e seus atletas não podem competir na Olimpíada.

A sanção pode ser cancelada antes dos Jogos de Londres se Gana cumprir as regras do COI e garantir a independência completa do organismo olímpico nacional. O COI reclama que membros do governo ganês nomearem os presidentes das federações esportivas do país.

Em sua história, Gana conquistou quatro medalhas olímpicas. Os atletas do país faturaram uma prata no boxe em 1960 e três bronzes, sendo duas no boxe, em 1964 e 1972, e um no futebol masculino, em 1992.

continua após a publicidade