O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quarta-feira a anulação dos resultados de nove atletas que participaram dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e que foram flagrados na reanálise dos exames antidoping daquele torneio. Desses nove competidores, seis ganharam medalhas, que agora foram caçadas.

continua após a publicidade

Todas essas seis medalhas foram retiradas de países que faziam parte da União Soviética. Soslan Tigiev, do Usbequistão, havia ganhado a prata na categoria até 74kg da luta livre, enquanto Taimuraz Tigiyev, do Casaquistão, ficou em segundo na até 96kg.

continua após a publicidade

No levantamento de peso, terão que devolver suas medalhas Andrei Rybakou, da Bielo-Rússia, prata na até 85kg, sua compatriota Nastassia Novikava, bronze na até 53kg, além da ucraniana Olha Korobka, prata na +75kg. A sexta medalha retirada foi de Ekaterina Volkova, bronze nos 3.000m com obstáculos, prova do atletismo. Cuba, Indonésia e Nigéria herdam as três primeiras medalhas. Outra russa, Tatyana Petrova, fica com a conquista que era de sua companheira.

continua após a publicidade

Outros três competidores foram desqualificados, mas os resultados deles não altera o quadro de medalhas: Sardar Hasanov, do Azerbaijão, que não chegou a completar a prova da categoria até 62kg do levantamento de peso, o cubano Wilfredo Martínez, quinto colocado no salto triplo, e a espanhola Josephine Nnkiruka Onyia, nona nos 100m com barreiras.