O belga Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), mandou sua mensagem de fim de ano lembrando o sucesso dos Jogos de Pequim, realizados em agosto.
“Pequim foi um êxito extraordinário, com a presença de mais países do que nunca. Foram mais nações com medalhas – 87 -, maior número de mulheres, 132 recordes olímpicos e 32 marcas mundiais”, disse Rogge em nota publicada no site do COI.
“Fomos testemunhas de atuações incríveis como as de Michael Phelps e Usain Bolt e vimos momentos que só ocorrem nos Jogos, como o abraço de atletas russos e georgianos no pódio”, completou.
Por outro lado, o dirigente lembrou dos desafios e oportunidades que surgirão em 2009, que exigirão uma resposta sobre o papel do movimento olímpico na sociedade.
Uma oportunidade de discussão será o Congresso Olímpico de outubro em Copenhague, capital dinamarquesa, quando o Rio de Janeiro pode ser anunciado como sede dos Jogos de 2016 – concorre com Chicago, Tóquio e Madri. “Será uma oportunidade para que toda a família olímpica debata aspectos envolvendo o papel do movimento olímpico na sociedade”, comentou.