O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, pediu neste sábado que a Fifa não mude o limite de idade do torneio olímpico do futebol, do atual sub-23 para sub-21. Caso a mudança ocorra, o comitê ameaça diminuir o número de seleções na Olimpíada.
“Não vou falar de hipóteses, nem de especulações. A Fifa já sabe que as regras de idade vão ter influência no tamanho da competição. Isso tem relação direta com o valor do evento”, afirmou Rogge.
O torneio olímpico de Pequim teve 16 equipes, divididas em quatro grupos. Caso a FIFA reduza a idade limite para 21 anos e ponha fim à regra das três exceções, o número de participantes pode cair para 12 em Londres. E, em médio prazo, o futebol pode deixar o programa olímpico.
“Eu falei claramente para Sepp [Joseph Blatter, presidente da Fifa] que nós do COI estamos satisfeitos com o atual sistema. Disse muito claramente que qualquer mudança diminuiria o apelo do torneio. Ele sabe que, se mudar a idade limite, o evento diminuirá.”, disse Rogge.
De acordo com o presidente do COI, uma decisão sobre o caso deve ser tomada em breve. “Não podemos ter essa incerteza sobre o formato do torneio de Londres por tanto tempo. Vou pedir que Blatter torne a questão urgente. E como ele é um homem sábio, vai tirar essa redução de idade da sua pauta.”