COI diz que crise financeira já afeta esportes

O presidente do COI, Jacques Rogge, afirmou nesta sexta-feira que a crise econômica já afetou muitos esportes, por conta da diminuição de patrocínios, subsídios governamentais e venda de ingressos. Ele disse que recebe ligações diárias de federações nacionais com queixas sobre a crise financeira.

“Recebo chamadas todos dias de muitos países ao redor do mundo”, revelou Rogge. “Me dizem, ‘no meu país há um grande problema com os clubes locais, com as federações locais’. Não posso dizer nomes, mas são muitos”, completou.

Rogge disse que as competições principais, e esportes como futebol e atletismo, contam com suficiente popularidade e estabilidade para resistir em tempos de crise, mas outros esportes enfrentam dificuldades.

“Quando Vancouver começou a vender os ingressos [para os Jogos de Inverno de 2012], a demanda superava a oferta”, disse. “Provavelmente poderiam ter vendido o triplo de entradas. Internacionalmente as coisas caminham bem, mas nacionalmente é difícil”.

Rogge lembrou que os governos, que financiam muitos esportes, também estão gastando menos. “Estamos vendo os primeiros sinais de governos que estão diminuindo seu apoio às organizações esportivas porque precisam salvar bancos”, afirmou.

Rogge também reconheceu que os torcedores não estão dispostos a gastar muito dinheiro para assistir as competições. “A venda de ingressos também diminuiu em eventos locais. Se a crise econômica for duradoura, afetará a popularidade dos esportes”, alertou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo