O Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou nesta quinta-feira (16) que aproximadamente 10% dos atletas que participaram da Olimpíada de Pequim, em agosto, sofreram algum tipo de contusão durante os Jogos.
Segundo o estudo, baseado nos relatórios médicos de 92 delegações nacionais, metade dos 1.055 atletas que se machucaram durante a Olimpíada tiveram problemas nas pernas ou nos pés, e pelo menos outros 100 sofreram com contusões na cabeça.
Os esportes mais perigosos, segundo o COI, foram o boxe, o futebol, handebol, o hóquei, o tae kwon do e o levantamento de peso. Cada modalidade teve cerca de um atleta contundido em cada sete participantes dos Jogos Olímpicos. Em compensação, em quatro esportes – canoagem, saltos ornamentais, vela e nado sincronizado – nenhum atleta chegou a perder treinos por causa de contusões.
Esta foi a primeira vez que o COI analisou as contusões em uma Olimpíada em detalhes. O estudo ainda será repassado para as delegações nacionais e publicado em um jornal de medicina esportiva.