O Comitê Olímpico Internacional (COI) terá uma reunião de seu comitê executivo na próxima quinta-feira, em Berlim, para discutir mudanças no programa olímpico. Nesta terça, a entidade revelou os dois principais tópicos que serão avaliados neste encontro: a inclusão de novas provas em modalidades já existentes nos Jogos de Londres, em 2012, e a entrada de dois novos esportes na edição seguinte da Olimpíada, em 2016.
o todo, sete esportes tentam entrar no programa olímpico nos Jogos de 2016, cuja sede ainda está indefinida – Rio, Chicago, Madri e Tóquio estão na disputa. Golfe, rúgbi, beisebol, softbol, caratê, squash e patinação são os candidatos para as duas vagas abertas pelo comitê executivo, que irá recomendar os escolhidos para a aprovação final na assembleia da entidade, marcada para outubro, na Dinamarca.
No caso dos Jogos de Londres, em 2012, não há chance de inclusão de outros esportes. Mas novas provas devem entrar no programa, atendendo solicitação das federações. Os maiores candidatos são o boxe feminino, o torneio de duplas mistas do tênis e as competições de 50 metros na natação. Assim, seria possível também aumentar a participação das mulheres, promovendo maior equilíbrio com a quantidade de homens.