O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quinta-feira mais uma leva de anulações de resultados dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 após a reanálise dos exames antidoping colhidos e dos respectivos julgamentos. Desta vez, 16 atletas foram desclassificados, sendo 10 deles medalhistas olímpicos.

continua após a publicidade

Esse lote de desclassificações inclui, como de praxe, competidores do levantamento de peso, mas também da luta e do atletismo. Desta vez, porém, nenhum campeão olímpico perdeu seu resultado.

continua após a publicidade

Perdem medalhas de prata Irina Nekrassova (Casaquistão), do levantamento de peso, Khasan Baroev (Rússia) e Vitaliy Rahimov (Azerbaijão), da luta. Ficam sem o bronze que haviam ganho Akkaev Khadzhimurat (Rússia), Mariya Grabovetskaya (Casaquistão), Natalya Davydova (Ucrânia) e Dmitry Lapikov (Rússia), todos pesistas, Asset Mambetov (Casaquistão), lutador, Chrysopigi Devetzi (Grécia), do salto triplo, e Denys Yurchenko (Ucrânia), do salto com vara.

continua após a publicidade

Como de costume, a punição atinge principalmente atletas de ex-repúblicas soviéticas, sendo quatro russos, cinco do Casaquistão, dois do Azerbaijão e três da Ucrânia. O único “ocidental” do grupo é o grego Devetzi.