A exatos 25 dias da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos deste ano, Londres já vivencia o clima do maior evento esportivo do planeta.
Por onde quer que se vá na cidade, é impossível ignorar a proximidade com o evento.
Nas ruas, placas orientam moradores e visitantes dos desvios e modificações no trânsito e indicam sites, como o www.getahead2012.com, que oferecem rotas alternativas para os dias que antecedem e que se seguem à competição, que vai de 27 de julho até 12 de agosto.
As faixas de trânsito que serão dedicadas exclusivamente aos veículos credenciados também já estão pintadas com os anéis olímpicos e são claramente sinalizadas.
As estações de trem e metrô também já estão prontas para facilitar a vida de quem irá acompanhar a Olimpíada. Ao lado do nome das estações regulares, os locais de prova, como o Parque Olímpico, o Hyde Park e Wimbledon, entre outros, ganharam destaque em quadrados cor de rosa (cor do logo dos Jogos) para facilitar a visualização.
E os anúncios nos alto-falantes das estações e nos trens/metrôs também anunciam o local das competições.
Mas não é só isso que indica a proximidade com a Olimpíada. O policiamento ostensivo, com dezenas de guardas com armamento pesado, coletes blindados e carros de polícia também deixam claro que a cidade já está em alerta, especialmente nos aeroportos e locais em que há mais concentração de gente.
Nem tudo é relacionado com segurança, no entanto. A cidade, que recentemente comemorou o jubileu de 60 anos da rainha Elizabeth 2ª, está toda enfeitada para receber pela terceira vez em sua história os Jogos Olímpicos.
Táxis e ônibus já estão decorados, assim como lojas de conveniência, bancas de jornal e diversos tipos de lojas. É possível achar produtos com a marca de Londres-12 até em supermercados. Eles vão dos tradicionais bonés, camisetas e toalhas até pulseiras, brinquedos e pratos.
Hoje, em preparação para o início da competição, as 4.700 medalhas produzidas para a Olimpíada foram levadas para o famoso cofre que fica na Torre de Londres e que guarda as joias da Coroa.
Elas ficarão guardadas no local até o momento de serem entregues aos atletas nas 805 cerimônias de premiação que acontecerão durante os Jogos. As primeiras medalhas serão distribuídas no próximo dia 28 para os ganhadores das competições de tiro.