Considerando a realização dos Jogos Pan-Americanos de 2007,no Rio de Janeiro, um sucesso absoluto, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) resolveu repetir a fórmula e manifestou, o desejo de contar com ajuda das confederações brasileiras olímpicas na organização dos Jogos de 2016, que serão realizados na Cidade Maravilhosa.
“Assim como nos Jogos Pan-Americanos de 2007, queremos que as Confederações Brasileiras Olímpicas sejam parceiras do Comitê Olímpico Brasileiro na constituição do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016”, confirmou o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, durante assembleia da entidade realizada em sua sede, no Rio de Janeiro.
“Ainda estamos em fase de constituição do Comitê Organizador. De qualquer forma, o modelo final será submetido para aprovação do Comitê Olímpico Internacional (COI)”, complementou Nuzman, que também tratou sobre o planejamento e metas estipuladas por cada federação com relação aos Jogos de Londres, em 2012, e do Rio de Janeiro, em 2016.
Consultor norte-americano
O Comitê Olímpico Brasileiro ainda confirmou a contratação do consultor norte-americano Steve Rush ex-diretor de alto rendimento do Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC). Ele será o responsável por aprimorar o planejamento da entidade para os Jogos londrinos. Sua primeira reunião com o COB está marcada para o final de janeiro.