O Comitê Olímpico Brasil (COB) revelou nesta quarta-feira quais foram os atletas mais votados na eleição do Prêmio Brasil Olímpico. Além de apontar o melhor de cada uma das 43 modalidades, o júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte definiu os dois vencedores do troféu de Melhor Atleta do Ano. Mas os nomes dos três primeiros colocados no masculino e no feminino foram anunciados sem uma ordem específica, já que os ganhadores serão conhecidos apenas na cerimônia de premiação, dia 16 de dezembro, no Rio.
Dessa vez, a eleição do Melhor Atleta do Ano já está previamente definida, contando com votos apenas do júri. Mudando o formato que estava em vigor até então, quando o colégio eleitoral era formado pela escolha dos especialistas e dos torcedores, o COB separou a participação popular nesta edição do Prêmio Brasil Olímpico, criando uma categoria específica, chamada Atleta da Torcida, que contabilizará apenas a votação dos fãs através da internet.
Para o recém-criado prêmio Atleta da Torcida, o COB se limitou a apontar os candidatos para votação popular que deve continuar até o dia da cerimônia de entrega. Os indicados são: Cesar Cielo (natação), Diego Hypolito (ginástica artística), Isaquias Queiroz (canoagem velocidade), Marcus Vinícius D’Almeida (tiro com arco), Matheus Santana (natação), Tiago Splitter (basquete), Aline Ferreira (luta), Flavia Saraiva (ginástica artística), Larissa e Talita (vôlei de praia), Martine Grael e Kahena Kunze (vela), Mayra Aguiar (judô) e Sheilla Castro (vôlei).
No caso do prêmio de Melhor Atleta do Ano, que está em sua 16ª edição, o júri já terminou a votação. Mas o COB preferiu deixar o anúncio dos vencedores para o dia 16 de dezembro, limitando-se a revelar os três mais votados. No masculino, foram Arthur Zanetti (ginástica artística), Marcus Vinicius D´Almeida (tiro com arco) e Tiago Splitter (basquete). E no feminino, Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Mayra Aguiar (judô) e Martine Grael e Kahena Kunze (vela).
Na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, o COB vai anunciar, portanto, os vencedores da disputa de Melhor Atleta do Ano e de Atleta da Torcida. No dia, também serão homenageados os melhores em cada uma das 43 modalidades olímpicas, todos já divulgados nesta quarta-feira. E ainda haverá premiação para os melhores técnicos (de esportes coletivos e individuais), cujos escolhidos ainda não foram revelados, e a entrega do Troféu Adhemar Ferreira da Silva, destinado a um ex-atleta que fez história no esporte brasileiro.
Confira os atletas eleitos em cada modalidade:
Atletismo – Fabiana Murer
Badminton – Lohaynny Vicente
Basquete – Tiago Splitter
Boxe – Robson Conceição
Canoagem Slalom – Ana Sátila
Canoagem Velocidade – Isaquias Queiróz
Ciclismo BMX – Renato Rezende
Ciclismo Estrada – Rafael Andriato
Ciclismo Mountain Bike – Henrique Avancini
Ciclismo Pista – Flavio Cipriano
Desportos na Neve – Isabel Clark
Desportos no Gelo – Isadora Williams
Esgrima – Renzo Agresta
Futebol – Neymar
Ginástica Artística – Arthur Zanetti
Ginástica de Trampolim – Camila Lopes Gomes
Ginástica Rítmica – Angélica Kvieczynski
Golfe – Rafael Becker
Handebol – Eduarda Amorim
Hipismo Adestramento – João Victor Oliva
Hipismo CCE – Márcio Jorge CArvalho
Hipismo Saltos – Álvaro Affonso de Miranda Neto (Doda)
Hóquei Sobre Grama – Bruno Mendonça
Judô – Mayra Aguiar
Levantamento de Peso – Fernando Reis
Lutas – Aline da Silva Ferreira
Maratona Aquática – Ana Marcela Cunha
Nado sincronizado – Giovana Stephan
Natação – Matheus Santana
Pentatlo Moderno – Yane Marques
Polo Aquático – Felipe Perrone
Remo – Fabiana Beltrame
Rúgbi – Julia Sardá
Saltos Ornamentais – Cesar Castro
Tae kwon do – Edival Marques (Netinho)
Tênis – Marcelo Melo e Bruno Soares
Tênis de Mesa – Hugo Calderano
Tiro com Arco – Marcus Vinícius D´Almeida
Tiro Esportivo – Rodrigo Bastos
Triatlo – Pâmela Oliveira
Vela – Martine Grael e Kahena Kunze
Vôlei de praia – Juliana e Maria Elisa
Vôlei – Fabiana Claudino