Rio – No dia em que completou 90 anos de fundação, o COB recebeu de presente da Prefeitura do Rio um prédio de seis andares. O antigo prédio desativado da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foi cedido por 15 anos, renováveis por mais 15 anos, e a previsão é a de que as obras de recuperação custem cerca de R$ 12 milhões, financiadas pela Caixa.
“Inicialmente devemos ocupar entre 8 mil e 10 mil metros quadrados”, explicou o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman. Além da entidade, dois andares do prédio foram cedidos para o Tribunal de Justiça e, até 2005, ainda estará funcionando no local uma maternidade.
De acordo com o arquiteto responsável pelo projeto, Paulo Casé, a perspectiva é a de que a primeira parte da obra seja iniciada em dois meses e concluída em setembro do próximo ano. Em sua luxuosa sede, o COB construirá um museu olímpico, nos moldes do Comitê Olímpico Internacional (COI), uma biblioteca multimídia, videoteca, além de abrigar o Instituto Olímpico e a sede do Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos de 2007 (CO-RIO).
Considerado corredor cultural da cidade, o local da nova sede do COB fica próximo à Estação das Barcas, às margens da Baía de Guanabara, o que permitirá acesso marítimo à entidade, além da construção de um bar temático e lojas para a comercialização de produtos da entidade. O prédio tem sua fachada tombada e, ao se mudar para ele, a instituição deixará o atual edifício comercial no Centro, onde funciona distribuído por várias salas em três andares, desde 1984.