Clubes vibram com a idéia da nova loteria

Os clubes brasileiros têm um bom motivo para comemorar. Após passarem mal bocados com a extinção da Lei do Passe, há uma luz no fim do túnel. O Governo Federal lançou ontem, durante a Convenção Nacional do Desporto, a idéia da criação de uma nova loteria, a “Time Mania”. Com a autorização dos maiores clubes do País – grandes devedores da Previdência Social -, o dinheiro arrecadado pela Caixa Econômica Federal, iria diretamente para o pagamento das dívidas.

“A idéia é vista com bons olhos, pois a situação dos clubes não está nada fácil e com o endividamento já existente, sofrendo reajustes, fica ainda mais complicada”, diz Ocimar Bolicenho. Ele é diretor da Ethisports, empresa que representou a Federação Paranaense de Futebol na palestra ministrada pelo Ministro do Esporte e Turismo, Agnelo Queiroz. Além da criação da nova loteria, Queiroz sugeriu a criação de um projeto de lei que obriga os clubes que comprarem direitos federativos dos atletas a indenizarem os clubes formadores. Com a extinção da Lei do Passe, quando acaba o contrato do atleta ele pode deixar o clube de origem, sem pagamento de qualquer ônus. “Os clubes investem na formação e não têm retorno algum. Se isso não mudar, dentro de pouco tempo haverá muitos clubes quebrando”, defende Bolicenho.

As idéias lançadas na convenção começam a ser debatidas a partir de agora e, para os clubes paranaenses, a apresentação oficial dos projetos acontecerá no final do mês, quando será realizado o arbitral do campeonato paranaense. “Nos próximos dias, o Moura (Onaireves, presidente da FPF) vai anunciar a data do arbitral. Durante o encontro, debateremos as idéias do ministro”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo