Clubes querem mudanças na Lei Pelé

O Clube dos 13 deu ontem o primeiro passo na tentativa de reformular a Lei Pelé. Em encontro realizado em São Paulo, os 20 associados discutiram meios de afrouxar a legislação, que consideram prejudicial em diversos aspectos.

A idéia é juntar esforços de especialistas e dos próprios quadros jurídicos dos clubes para que uma proposta conjunta seja formulada e depois entregue ao Congresso Nacional em forma de emenda parlamentar.

A principal necessidade, no entender dos grandes clubes do País, é preservar o clube formador para aumentar o lucro na revelação de atletas. O presidente do Fluminense, Roberto Horcades, um dos autores da iniciativa, pretende criar mecanismos para proteger jovens atletas das mãos empresários e intermediários e reduzir a fuga de jogadores para o exterior nas janelas de transferência.

?Também é preciso aprimorar a divisão dos direitos econômicos e as cláusulas de preferência na renovação dos contratos dos atletas. São poucos itens, mas que terão peso muito grande para os clubes?, disse o presidente do Coritiba, Jair Cirino dos Santos. Segundo Cirino, a discussão ainda está embrionária e medidas mais concretas deverão ser levadas às próximas reuniões.

Os clubes também discutem mudança na lei que determina o repasse de 1% da renda global gerada pelo futebol à Federação das Associações de Atletas Profissionais (Faap). A cobrança é inconstitucional, na visão do C13. O Atlético-MG já obteve liminar na justiça comum de Minas Gerais para o isento de repassar o valor à Faap. O Atlético-PR, que também integra o Clube dos 13, foi procurado pela reportagem do Paraná-Online para falar sobre o assunto, mas não deu retorno até o fechamento da matéria.

Tem vaga de vice

Outro tema ficou pendente: a vice-presidência do C13, vaga desde que Eurico Miranda deixou o comando do Vasco. O novo presidente cruzmaltino, Roberto Dinamite, tentou herdar o posto automaticamente, mas o departamento jurídico da entidade já brecou a pretensão do ex-goleador. Deve haver eleição, e os pré-candidatos são os presidentes do Fluminense, Roberto Horcades, do Cruzeiro, Alvimar Perrella, e o próprio Dinamite. Ontem, porém, o assunto não foi discutido.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo