Chivas Guadalajara e San Luis decidiram abandonar a disputa da Copa Libertadores diante das negativas de São Paulo e Nacional do Uruguai, seus adversários nas oitavas-de-final, de jogarem no México os jogos de ida de suas respectivas séries por conta da gripe suína.
A Federação Mexicana de Futebol anunciou nesta sexta-feira a decisão das equipes, logo após São Paulo e Nacional informarem que não viajariam ao México. “Estamos avisando a Conmebol que não estaremos participando”, disse o presidente da federação, Justino Compeán. “Não aceitamos jogar uma partida, não aceitamos mudar a sede, o único que aceitamos é que se cumpra o regulamento”.
A tendência é que São Paulo e Nacional avancem automaticamente para as quartas-de-final da Libertadores, mas a Conmebol ainda não realizou um comunicado oficial sobre o assunto.
A Federação Mexicana de Futebol liberou na quinta-feira a realização de jogos com presença de torcedores no país e ofereceu garantias sanitárias à Conmebol para a realização das partidas. Mesmo assim, não conseguiu convencer São Paulo e Nacional a atuarem no México.
Anteriormente, Colômbia e Chile se negaram a receber os jogos das equipes mexicanas. Porém, o Aucas, da segunda divisão equatoriana, se ofereceu para abrigar os duelos, que estavam marcados originalmente para o dia 6 de maio e haviam sido adiados em uma semana. A gripe suína ocasionou, até agora, 45 mortes no México e deixou 1.319 pessoas infectadas.