Clubes doarão 1 euro por ingresso da Liga dos Campeões para ajudar refugiados

Os principais clubes do futebol da Europa vão doar milhões de euros para instituições de caridade de apoio aos imigrantes que tentam entrar no continente. A Associação de Clubes Europeus (ECA, na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira que seus membros concordaram em dar 1 euro por cada ingresso vendido para os jogos deste mês pela Liga dos Campeões e pela Liga Europa.

A promessa compromete 80 clubes a doarem dinheiro relativos ao primeiro compromisso como mandante na fase de grupos dos torneios continentais. “Este é um grave e grande problema que temos de enfrentar agora na Europa e acredito que o futebol tem responsabilidade com essas pobres pessoas”, afirmou o presidente da ECA, Karl-Heinz Rummenigge.

O dirigente e ex-jogador alemão afirmou que, através dessa ação, até 3 milhões de euros podem ser obtidos. Além disso, Rummenigge pediu para os outros membros da associação que não disputam os torneios europeus a contribuírem com os refugiados.

A decisão da ECA atende ao que foi proposto pelo presidente do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, que havia anunciado que adotaria tal ação em seu duelo como mandante contra o Chelsea, pela Liga dos Campeões, além de ter convocado outros clubes a fazê-lo.

A Europa tem recebido milhares de imigrantes de países em guerra, como a Síria, e de outros locais marcados pela pobreza, nos últimos meses. A entrada dos refugiados – a grande maioria de forma ilegal – tem causado comoção e também polêmica, por dividir opiniões e até gerar atritos entre as autoridades dos principais países da Europa.

Outros times também já se prontificaram a ajudar os imigrantes. O Bayern de Munique e o Real Madrid anunciaram nos últimos dias a doação de 1 milhão de euros cada para projetos de apoio aos refugiados. O Comitê Olímpico Internacional, por sua vez, doou US$ 2 milhões.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo