O diretor das categorias de base da FPF, Nivaldo Carneiro, não pôde realizar ontem, o sorteio entre Atlético e Iraty, referente aos jogos da fase final da XV Copa Tribuna Estadual de Juniores.
Sucede que o Londrina entrou com recurso “dedando” o Iraty, que teria utilizado atleta irregular nos jogos que ambos travaram pela fase semifinal, onde o Iraty saiu vencedor.
O atleta irregular que o Tubarão cita no recurso é Elton, cabeça-de-área que jogou as duas partidas da semifinal. Elton teria contrato vigente com o União Suzano, de São Paulo, não tendo sua transferência liberada ao futebol paranaense.
De seu lado, o Iraty também “dedurou” o Londrina pelo mesmo motivo, citando um atleta do Tubarão.
Londrina
João Severo, coordenador das categorias de base do Londrina, em contato com a coluna Juniores, em tom de desabafo disse que seu clube entrou com o recurso porque deseja moralização total nas competições de base da entidade e não tem nada a esconder. “Queremos que todos os clubes ponham o time em campo em condições regulares. Não é pelos pontos, porque o Londrina visa revelar atletas para o profissional, mas existem despesas grandes nessas competições. Acho que devia existir certas normas a serem cumpridas”.
“O Atlético, o Paraná, o Coritiba, o Londrina são cobrados. Tá certo. Mas que os clubes de menor expressão também sejam cobrados. Que se dê um prazo notificando o clube para a regularização e depois que se cobre. Queremos que todos ponham o time em campo em condições regulares”.
E conclui: “Não digo que seja incompetência, mas é preciso maior responsabilidade para com nosso futebol de base”. “A Federação precisa tomar providências cabíveis em todos os casos. Precisamos cuidar melhor de nossos talentos”.
Iraty
Paulinho Alves, gerente de futebol do Azulão disse que o Iraty vai apresentar as provas e que o atleta estava sendo transferido. Ele acha que os clubes devem ganhar dentro do campo.
Nivaldo
O diretor da FPF disse que a única coisa a fazer é aguardar para hoje um pronunciamento do presidente do tribunal, Roberto Hagebock. Ele dará um parecer sobre o caso.
Atlético
A pena ao clube por utilizar atleta irregular, é perda de 5 pontos. No caso em questão, estão denunciados tanto Iraty quanto Londrina. Se comprovada a utilização de atleta irregular pelas duas equipes, o Atlético, que espera um adversário para final da Copa Tribuna pode ser aclamado campeão sem jogar. Um fato inusitado dentro da competição.