Na tarde desta quinta-feira (12) aconteceu uma reunião na sede da Futpar, uma entidade formada por 14 clubes que disputam a primeira divisão do Estadual 2009 e que cuida dos interesses do nosso futebol. A pauta era discutir o artigo 9.° do regulamento do Paranaense 2009. O artigo determina que a equipe melhor classificada na fase inicial terá o mando de campo nos jogos da 2.ª fase.
O problema é que na visão da Federação Paranaense de Futebol (FPF), os quatro primeiros terão direito a quatro mandos na 2.ª fase, enquanto os demais classificados ficariam com três. O Atlético não concorda com isto e foi à Justiça Desportiva para fazer valer sua posição, em uma ação que pode paralisar o torneio.
Na reunião desta quinta-feira, sete dos 14 clubes filiados a Futpar participaram e a decisão tomada é de encaminhar um ofício a FPF pedindo que o regulamento da segunda fase seja alterado. O primeiro colocado jogaria com o 2.°, o 3.°, o 4.° e o 5.° em casa, e com o 6.°, 7.° e 8.° longe de seus domínios.Os participantes foram: Rio Branco, Atlético, Iraty, Paraná, J.Malucelli, Toledo e Cascavel.
Às 18 horas, o presidente da Futpar, Joel Malucelli, irá se encontrar com Hélio Cury para apresentar a proposta. O Atlético se manifestou dizendo que retira a ação do STJD se a FPF acatar o que foi decidio na reunião desta quinta-feira.
Para o presidente da FPF, Hélio Cury, a entidade só promoverá alterações na medida que ocorra uma unanimidade. “Apenas sete assinaram, não é nem a metade. Tem que ter a assinatura de todos. A FPF só mudará se tiver a anuência de todos os clubes”, diz o presidente.
Segundo Hélio, no primeiro arbitral, realizado ainda no ano passado, nenhuma das agremiações se manifestou contra o artigo 9.° do certame. “O regulamento foi discutido item por tiem por cinco horas e todos que estavam presentes concordaram. Deixamos em edital por 10 dias depois de publicado e ninguém efetuou nenhuma mudança”, finaliza o presidente.