O Instituto Colombiano de Esportes (Coldeportes) declarou que poderá suspender os clubes de futebol do país, se persistirem os casos de violência nos estádios.
Dependendo da "gravidade dos casos" que ocorrerem entre torcedores e de acordo com "investigações administrativas", pode ser dada a "suspensão ou revogatória do reconhecimento desportivo" dos clubes, informou um comunicado da Coldeportes assinado pelo diretor-geral do instituto, Everth Bustamante e dirigido à Federação Colombiana de Futebol e aos clubes locais.
A advertência da instituição surge algumas semanas após os confrontos entre torcedores do América de Cali no Estádio Pascual Guerrero e da atitude agressiva do técnico do Millonarios, o argentino Mario Vanemerak, na partida contra o Santa Fé, no sábado passado.
O comunicado da Coldeportes disse que os integrantes das equipes "estão na obrigação legal e ética de dar o exemplo de respeito às regras para se ter um jogo limpo".
Também destacou que a "promoção, incitação ou utilização de ações agressivas ou violentas", tanto de torcedores como de componentes das equipes, "atentam contra a dignidade e o decoro desportivo".
Finalmente, pediu aos clubes que adotem com seus jogadores e dirigentes "as medidas pertinentes de maneira clara e precisa" para que, durante as partidas, "não promovam atos agressivos ou violentos que ponham em risco a segurança dentro e fora de campo".