Rio – Botafogo, Flamengo e Vasco chegam pela primeira vez ao Campeonato Brasileiro sob uma incômoda condição: de favoritos ao título todos passaram a potenciais candidatos ao rebaixamento para a Série B da competição. A queda de quatro equipes à segunda divisão – dos 20 participantes – e o retrospecto das últimas participações dos cariocas mostram que o futuro deles entre a elite do País é incerto.
Campeão carioca de 2006, o Botafogo está empolgado para iniciar a caminhada rumo ao segundo título brasileiro de sua história. Mas, tanto o presidente do clube, Bebeto de Freitas, quanto o técnico Carlos Roberto começam a apelar para o lado emocional dos atletas.
Já o clube de maior torcida do Brasil e dono de quatro títulos brasileiros, o Flamengo, é a incógnita entre os cariocas. As apostas de reforços do time foram depositadas em um convênio com o Ipatinga.
O Brasileiro também não reserva boas expectativas para o Vasco, que a exemplo do Flamengo, vive uma crise financeira. Para piorar, o time perdeu a referência do artilheiro Romário no ataque.