Os clubes da primeira e segunda divisões do Campeonato Alemão aprovaram nesta quarta-feira uma nova estratégia de segurança, em meio a muitos debates e protestos de diversas organizações de torcedores.
Agora, haverá maior controle de segurança na entrada dos estádios e um aumento do uso de câmeras para identificação de torcedores que, eventualmente, se envolvam em atos de violência.
As novas estratégias foram formatadas em uma cúpula com os dirigentes da Federação Alemã de Futebol e da liga que organiza o Campeonato Alemão, com o ministro do Interior, Hans Peter-Friedrich, e representantes dos estados federados.
A discussão foi intensificada desde a última temporada, quando diversos tumultos protagonizados por torcedores do Dynamo Dresden. Com a reincidência de problema na atual edição da Copa da Alemanha, o clube ficará fora do torneio na temporada que vem, como punição.
Nesta temporada, uma série de eventos violentos durante a realização do clássico regional entre Borussia Dortmund e Schalke 04, trouxe o tema à tona mais uma vez.
Alguns grupos, contudo, vêm protestando há semanas com os planos de reformulação da segurança. Um dos atos, tem sido a permanência em silêncio durante os 12 primeiros minutos de cada partida do Campeonato Alemão.