Os clubes da primeira e segunda divisão do Campeonato Alemão tiveram prejuízos na última temporada pela primeira vez desde 2003, apesar de terem tido volume recorde de negócios. Os 36 clubes tiveram volume de negócios de 2,1 bilhões de euros, mas os prejuízos foram de 103 milhões de euros, de acordo com a Liga de Futebol Alemão (DFL).

continua após a publicidade

“Isso não é uma tendência positiva”, disse Christian Seifert, presidente da DFL. “É por isso que a liga tem tomado medidas mais rigorosas para os processos de licenciamento”. Estes números não são alarmantes”.

As contas dos clubes da primeira divisão registram perdas de 78 milhões de euros, com três dos 19 times sendo responsáveis por 93% desse valor, e outros sete registrando lucros. O pagamento de impostos alcançou valor superior aos 700 milhões de euros, o que também é um recorde.

A receita, que inclui setores como publicidade, mídia e negociação de jogadores, aumentou 21,5% nos últimos três anos. E apesar das perdas relatadas, as finanças dos clubes alemães estão em situação melhor do que as das outras principais ligas da Europa.

continua após a publicidade