Os clubes admitem discutir a redução de cotas da TV para a transmissão dos jogos em 2003, mas vão fazer pressão para que não tenham perda no período. Por isso estudam a possibilidade de se anteciparem a Globo Esportes e solicitar aumento de suas cotas. Ontem, a Comissão de Finanças do Clube dos 13, formada por Flamengo, Fluminense, Santos, Vitória-BA, São Paulo e Atlético-PR, reuniu-se na sede da Globosat, no Rio, para mais uma rodada preliminar de negociações.
O presidente do Flamengo, Hélio Ferraz, disse que o Clube dos 13 não foi comunicado oficialmente sobre a redução de 25% das cotas dos clubes na próxima temporada, com relação ao que receberam em 2002. “Para o Clube dos 13 isso não foi dito e não me cabe, como presidente da Comissão de Finanças, analisar a posição financeira de uma empresa que é nossa parceira.”
Em seguida, Ferraz deixou escapar que a negociação está centrada na discussão de novos valores. “É claro que numa discussão contratual cada parte puxa para seu lado. A Globo Esportes quer pagar menos, naturalmente, e os clubes querem receber mais.”
Na próxima semana, a comissão se reunirá novamente com o diretor-executivo da Globo Esportes, Marcelo Campos Pinto, para fechar um acordo, que terá de ser avalizado pelo plenário do Clube dos 13. “Tenho certeza de que vamos chegar a números adequados para assinar o novo contrato para 2003”, afirmou Ferraz.