O Clube Curitibano vai, neste final de semana, de sexta-feira a domingo, na capital do Estado, realizar, promover, e sediar a VI Copa Mercosul de Natação. O evento faz parte do calendário oficial da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e homologa recordes para o Campeonato Brasileiro de Natação.

O Troféu Copa Mercosul de Natação se destaca frente aos demais eventos do calendário nacional pois reúne um grande número de atletas de todos os estados brasileiros, além de delegações do Uruguai, Paraguai e do Peru. Nesta edição 750 nadadores das categorias infantil, juvenil, júnior e sênior disputam individualmente o índice técnico em 136 provas sem eliminatórias, que englobam todos os estilos da natação: peito, livre, costas e borboleta. As colocações de primeiro a oitavo lugares somam pontos para a classificação geral dos clubes, que recebem premiações de primeiro a terceiro lugares. As premiações individuais são entregues ao final de cada bateria e as coletivas serão entregues ao final do evento, previsto para às 16h de domingo. Na sexta-feira e no sábado, os atletas aquecem às 17h30 e às 8h30 inicia a competição matutina. A partir das 14h retomam as atividades encerrando às 16h. No domingo, o aquecimento começa às 7h e as provas da tarde iniciam às 15h.

O Troféu Copa Mercosul tem o apoio da Federação de Desportos Aquáticos do Paraná e serve como preparatório para o Campeonato Brasileiro de Natação. Na quinta-feira (dia 5/8) às 20h30 acontece o congresso técnico que define as inscrições e horários de competição. O Clube Curitibano sagrou-se campeão na segunda e terceira edições. O campeão de 2003 foi a Unaerp de Ribeirão Preto, que disputou com outros 52 clubes.

continua após a publicidade

continua após a publicidade