Em confronto equilibrado, a belga Kim Clijsters superou de virada a americana Venus Williams por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 7/6 (7/2) e 6/4, e garantiu a vaga na final do US Open. Atual campeã, a belga buscará o bicampeonato diante da russa Vera Zvonareva neste sábado.
Atual número 3 do mundo, Clijsters duelará com sua algoz das quartas de final em Wimbledon. Zvonareva, que foi finalista do Grand Slam britânico, eliminou a favorita Caroline Wozniacki (6/4 e 6/3) para repetir a boa campanha de Wimbledon em Nova York. A russa, que soma cinco derrotas para a adversária de sábado, venceu a belga também em Montreal no mês passado.
Para chegar novamente à final em Nova York, Clijsters precisou superar as oscilações dos jogos anteriores. Em um jogo marcado pelo equilíbrio e pelos erros de ambas as tenistas, Venus saiu na frente ao obter uma quebra no final do primeiro set.
A belga não se abateu e abriu vantagem logo no início da segunda parcial, com uma quebra no terceiro game. Venus, porém, não diminuiu o ritmo e se manteve na disputa até o tie break, quando abusou dos erros e cedeu o empate à rival.
Depois de oscilarem muito nas parciais anteriores, as duas tenistas erraram menos e mostraram maior consistência no terceiro e decisivo set. Elas chegaram a alternar seguidas quebras de saque, mas Clijsters se saiu melhor nos últimos games e fechou a partida após 2h22min.