Atual campeã do US Open, a tenista belga Kim Clijsters levou um susto em sua estreia na edição deste ano do torneio do Grand Slam, que é disputado em Nova York. Após aplicar um “pneu” (6/0) na húngara Greta Arn, 104ª colocada do ranking, a número três do mundo foi surpreendida no segundo set da partida desta segunda-feira e precisou mostrar grande reação para vencer a parcial, por 7/5, e confirmar o favoritismo.
Na segunda rodada, a experiente tenista belga enfrentará a australiana Sally Peers, número 201 do mundo, que eliminou a canadense Aleksandra Wozniak por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/1, ainda nesta segunda-feira.
Para alcançar a segunda rodada, Clijsters precisou superar a sua irregularidade na estreia. Ela começou a partida de forma arrasadora. Impôs três quebras à rival e fechou o primeiro set em apenas 18 minutos. Porém, caiu de rendimento na segunda parcial e viu a húngara abrir 3/0 no placar.
Clijsters, então, precisou mostrar todo o seu talento para devolver as quebras e voltar ao jogo. A adversária chegou a sacar para o jogo, mas a belga foi superior e garantiu a vitória com grande reação, dispensando a disputa do terceiro set.
Também pela rodada inicial do US Open, a argentina Gisela Dulko superou a alemã Angelique Kerber, por 6/3 e 6/1, e a italiana Sara Errani bateu a compatriota Tathiana Garbin, por 7/6 (7/4) e 7/5.
Em duelo de russas, Anastasia Pavlyuchenkova derrotou a alemã Kristina Barrois, por 6/4 e 6/1. Já a ucraniana Alona Bondarenko passou pela russa Vera Dushevina por 6/0, 5/7 e 6/4, enquanto Mandy Minella, de Luxemburgo, ganhou da eslovena Polona Hercog, por 6/4 e 7/5.
A israelense Shahar Peer avançou à segunda rodada ao derrotar a croata Jelena Kostanic Tosic por 6/4 e 7/5, assim como a australiana Anastasia Rodionova, que derrotou a sérvia Bojana Jovanovski, por 7/5 e 6/4.
Em confronto de tenistas da República Checa, Petra Kvitova se saiu melhor e bateu Lucie Hradecka por 6/4 e 7/5, enquanto Sania Mirza, da Índia, venceu a portuguesa Michelle Larcher de Brito, por 6/3 e 6/2.