A belga Kim Clijsters e a chinesa não deram espaço para surpresas e garantiram, nesta quinta-feira, um lugar na decisão do Torneio de Sydney, preparatório para o Aberto da Austrália, Grand Slam que começa na próxima segunda-feira, em Melbourne.
Cabeça de chave número 3 da competição australiana, a tenista da Bélgica sofreu um pouco, mas venceu a russa Alisa Kleybanova por 2 sets a 1, de virada, com parciais 4/6, 6/3 e 7/6 (7/1). Já a tenista chinesa, pré-classificada como oitava maior favorita ao título, superou a sérvia Bojana Jovanovski por 2 sets a 0, com 7/6 (7/5) e 6/3.
Clijsters e Li farão, em Sydney, o sexto confronto entre as duas tenistas. Até aqui, a belga leva ampla vantagem, com quatro vitórias e apenas uma derrota. A última vez que elas se enfrentaram foi na edição de 2009 do US Open, quando a tenista da Bélgica aplicou 6/2 e 6/4. No duelo anterior, no Torneio de Miami de 2007, a chinesa venceu por 2 sets a 1, antes de ser superada duas vezes em Sydney, em 2006 e 2007, e no Torneio de Wimbledon de 2006.
A superioridade de Clijsters também pode ser traduzida nos números de sua carreira. A tenista número 3 do ranking mundial buscará em Sydney o seu 41.º título de simples, enquanto a chinesa, a 11.ª da WTA, lutará pela sua quarta taça no circuito.