Após uma longa reunião na tarde de ontem, Atlético, Paraná Clube, Federação Paranaense de Futebol (FPF), Polícia Militar (PM) e Ministério Público do Paraná (MP-PR) definiram que os clássicos válidos pelas quartas de final do Campeonato Paranaense serão com torcida única. O duelo do próximo domingo, às 18h30, no Ecoestádio Janguito Malucelli, contará apenas com atleticanos, enquanto a partida de volta, na Vila Capanema, terá apenas paranistas.
A medida foi um pedido de Furacão e Tricolor, por conta de uma possível falta de segurança para os torcedores no Janguito. O estádio está liberado para apenas três mil pessoas, sendo que 2.700 seriam atleticanos e os outros 300 paranistas. O difícil acesso ao local também pesou na escolha. ‘O Paraná foi favorável à torcida única simplesmente por questão de segurança do torcedor. Não temos nada contra as instalações do Janguito Malucelli, mas o problema é o acesso do torcedor ao local. Não teríamos como impedir um confronto de torcedores’, explicou o presidente paranista, Rubens Bohlen.
Outro ponto ressaltado pelo dirigente do Tricolor foi que no ano passado o estádio foi vetado para o Atletiba e que o Paraná recebeu um tratamento diferente desta vez. ‘Assim como no ano passado foi vetado o estádio para o Atletiba, queremos um tratamento igual. Porque o Coritiba não pode jogar lá e nós podemos? É um jogo decisivo, de alta importância’, questionou ele.
Através de uma nota no site oficial, o Furacão agradeceu as partes envolvidas no caso e ressaltou a importância da medida. ‘Será de extrema importância para garantir o conforto e a segurança dos torcedores no estádio’, diz parte da nota.
Não é o melhor
Para o presidente da FPF, Hélio Cury, a decisão não é a melhor para o campeonato, mas que a entidade não pode ir contra um pedido dos clubes. ‘Foi um pedido dos clubes para que fosse torcida única. A Federação entende que para o campeonato isto não é bom, mas os clubes querem assim, a PM também acredita que seja melhor pela questão da segurança, então não somos nós que vamos atrapalhar’, disse ele.
Já a Polícia Militar preferiu não se pronunciar a respeito. De acordo com a assessoria de imprensa, a PM apenas irá acatar a determinação da FPF e, com a decisão de torcida única, irá diminuir o número de homens que trabalharão no clássico. Antes, o total de policiais seria de 1200, sendo que 500 deles estariam dentro do estádio. Agora, cerca de 170 estarão no Janguito Malucelli. O efetivo total na cidade também sofrerá uma alteração, que será definida em uma reunião hoje de manhã, onde também serão resolvidas outras questões e detalhes.
Além disso, a PM irá escoltar a torcida do Atlético, da sede da Fanáticos até o Janguito a partir das 15h.