Palmeiras e São Paulo se enfrentam hoje no Pacaembu, às 20h30. Embora os dois times ocupem posições bastante distintas na tabela de classificação, o jogo é de vida ou morte para ambos, fruto do mau momento por que passam.
O Palmeiras é o lanterna do Brasileirão, com 11 pontos em 14 jogos. Uma derrota no clássico será fatal para as pretensões da equipe, que pretende se livrar da zona de rebaixamento em algumas rodadas.
O São Paulo é o décimo colocado, com 21 pontos em 14 jogos, mas a posição intermediária é sinônimo de crise no atual momento que vive a equipe. O tricolor não vence há quatro jogos e, de favorito absoluto para a conquista do título, passou a ter sua qualidade questionada e pode até cair para a 15.ª colocação após esta rodada.
Os dois treinadores têm problemas para definir a escalação de seus times. No Palmeiras, Levir Culpi não poderá contar com dois de seus zagueiros titulares, já que Alexandre e Leonardo foram expulsos contra o Santos. Dessa forma, o treinador não definiu se o time jogará no 3-5-2 ou 4-4-2.
Independentemente do sistema tático a ser adotado, a única certeza é o retorno do zagueiro Thiago Matias ao time. Ele jogará ao lado de César e, se Levir resolver escalar três zagueiros, o meio-campista Marco Aurélio deve ser improvisado na posição.
No São Paulo, o técnico Oswaldo de Oliveira ainda não pode contar com o volante Maldonado e o lateral-esquerdo Gustavo Nery. Na lateral, Jorginho Paulista continua no time. No meio-campo, a dúvida é pela escalação de Júlio Santos ou o retorno de Júlio Baptista, após este ter cumprido suspensão pelo terceiro amarelo contra o Corinthians.
Se os dois times têm problemas, em compensação ambos poderão contar com o retorno de algumas peças importantes, que ficaram de fora de seus últimos confrontos por suspensão automática. O Palmeiras poderá contar com os atacantes Nenê e Itamar, além do lateral-esquerdo Rubens Cardoso, recuperado de contusão. Já o São Paulo tem à disposição o atacante Luís Fabiano e o meia Júlio Baptista.
Palmeiras x São Paulo
Local: Pacaembu. Horário: 20h30. Árbitro: Romildo Correa (SP).
Palmeiras: Marcos, Thiago Matias, Marco Aurélio e César; Arce, Paulo Assunção, Lopes, Zinho e Rubens Cardoso; Nenê e Dodô – Técnico: Levir Culpi
São Paulo: Rogério Ceni; Gabriel, Jean, Régis e Jorginho Paulista; Júlio Santos (Júlio Baptista), Fábio Simplício, Ricardinho e Kaká; Reinaldo e Luís Fabiano – Técnico: Oswaldo de Oliveira.