O próximo domingo (22) será decisivo para o Campeonato Paranaense. O Atletiba, se não definir o campeão do segundo turno, pode deixar um dos rivais com a conquista bem encaminhada. Uma vitória do Coritiba já é o suficiente para a equipe se garantir na decisão do Estadual com uma rodada de antecedência. Um empate também é bem visto pelo Alviverde, que entraria na rodada final do returno dependendo apenas de si. Já uma vitória do Atlético coloca o Rubro-Negro na liderança do turno, e precisando de um simples triunfo no último jogo, contra o Paranavaí, na Vila Capanema, para conquistar o Paranaense definitivamente.
O Coxa, por exemplo, aposta no retrospecto recente para sustentar a vantagem e sacramentar a conquista do returno. Acontece que o Alviverde não perde para o Furacão no Couto Pereira desde o dia 20 de janeiro de 2008, quando fez 2 x 0 sobre o Coritiba. De lá pra cá, aconteceram mais sete clássicos no estádio, com amplo domínio coxa-branca.
Foram mais quatro vitórias e três empates. Se considerar apenas o Campeonato Paranaense, a vantagem verde e branca é ainda maior, com três vitórias e apenas um empate, além de duas taças conquistas sobre o rival no Couto Pereira: o Estadual de 2010 e o 1.º turno de 2011.
Do início da hegemonia do Coxa no Couto Pereira, há quatro anos, só três jogadores se mantiveram no elenco: os goleiros Edson Bastos e Vanderlei -atual dono da camisa 1, mas que ficou no banco na época -, além do atacante Keirrison, que retornou ao clube recentemente.
Pelo Furacão, os remanescentes são o goleiro Vinícius e o volante Alan Bahia, outro que saiu e retornou à equipe este ano e, inclusive, fez o segundo gol daquela partida de 2008. Por outro lado, do time atleticano que derrotou o Coxa no ano passado, na Arena da Baixada, nove atletas seguem no clube, entre eles o atacante Guerrón, que fez o gol da vitória por 1 x 0 na ocasião e já marcou 11 gols nesta temporada.