Manchester United e Manchester City, respectivamente líder e vice-líder do Campeonato Inglês, vão se enfrentar neste domingo, no estádio Etihad, pela 16ª rodada da competição, em um duelo em que a vitória, além de valer gozações aos torcedores rivais da mesma cidade, também garante a ponta da tabela.
O United tem 36 pontos, e o City, que tem três a menos, tentará se aproveitar do fator casa para se igualar ao rival na pontuação – e conseguir assim a liderança por ter melhor saldo de gols.
Os ‘Diabos Vermelhos’ contarão com a dupla de ataque titular formada por Robin van Persie e Wayne Rooney, que foram poupados durante a semana na Liga dos Campeões.
Um dos fatores que preocupa o técnico da equipe, o escocês Alex Ferguson, é o rendimento de sua defesa, que foi vazada várias vezes recentemente, principalmente no último jogo, contra o Reading, no qual levou três gols.
“Se vencermos, será um dos nossos melhores resultados em todos os tempos. São uma equipe realmente boa e poderosa, com jogadores espetaculares. Não será fácil, e se nos defendermos como contra o Reading, teremos problemas”, disse Ferguson.
O City, que contará com o apoio de sua torcida, quer apagar a péssima imagem deixada após a eliminação na primeira fase da Liga dos Campeões, na qual conseguiu apenas dois pontos, ficando com a pior colocação de seu grupo e o pior rendimento de um time inglês na história do torneio.
A equipe dirigida por Roberto Mancini espera que seu quarteto ofensivo, formado por Sergio Agüero, Carlos Tévez, David Silva e Mario Balotelli, possa voltar a decidir e, dessa forma, manter o time em condições de igualdade com o United na luta pelo bicampeonato.
Já o Chelsea, que na semana que vem embarcará para o Japão, onde disputará o Mundial de Clubes, competição em que poderá enfrentar o Corinthians na final, enfrentará o Sunderland fora de casa neste sábado.
Os ‘Blues’ tem 26 pontos, 10 a menos que o líder Manchester United, e tentarão se recuperar dos tropeços recentes, que o fizeram deixar a liderança do campeonato e cair para a terceira colocação.
A equipe londrina não vence um jogo no Inglês há sete partidas (a última vitória foi no dia 20 de outubro, sobre o Tottenham, por 4 a 2).
O time comandado pelo espanhol Rafa Benítez foi eliminado da Liga dos Campeões e agora terá de se contentar em disputar o título da Liga Europa.
Os desfalques dos ‘Blues’ neste fim de semana serão o nigeriano Obi Mikel, suspenso por três jogos após uma confusão com um árbitro, o zagueiro e capitão John Terry, que está lesionado no joelho e ficará de fora do Mundial de Clubes, e o meia Frank Lampard, que ainda não se recuperou de uma lesão.
Já o Arsenal enfrentará o West Bromwich neste sábado tentando melhorar sua campanha, a pior nos últimos anos, e se aproximar das vagas em competições europeias.
A equipe dirigida por Arsene Wenger ocupa apenas a 10ª colocação, com 21 pontos, 15 a menos que o líder da competição, e enfrentará a surpresa da temporada.
O West Bromwich está em quinto lugar no Campeonato Inglês, já chegou a ocupar a terceira posição e sonha com uma vaga na Liga dos Campeões, o que seria um feito inédito para o modesto clube, que já venceu o Campeonato Inglês há quase um século, na temporada 1919-1920.
O surpreendente time vem de derrota para o Stoke City em casa, e agora quer se recuperar diante dos ‘Gunners’.
Um dos jogos mais interessantes da rodada será entre o Everton, sexto colocado, com 23 pontos, e o Tottenham, quarto e com 26, no Goodison Park, em Liverpool.
O Everton conta com o excelente momento do belga Marouane Fellaini, principal destaque do time na temporada, enquanto os ‘Spurs’ apostam no galês Gareth Bale, melhor jogador da equipe.
O Liverpool visitará o West Ham no domingo e tentará subir na tabela, pois ocupa apenas a 11ª posição, com 21 pontos.
Programação da 16ª rodada:.
Sábado.
Arsenal – West Bromwich.
Aston Villa – Stoke City.
Southampton – Reading.
Sunderland – Chelsea.
Swansea – Norwich.
Wigan – Queens Park Rangers.
Domingo.
Manchester City – Manchester United.
Everton – Tottenham.
West Ham – Liverpool.
Segunda-feira.
Fulham – Newcastle.