Superar Edwin Kopsang Rotich será uma dura missão tanto para os brasileiros quanto para os outros africanos que disputarão a etapa de Curitiba do Circuito de Corridas Caixa, neste domingo (29). Atual campeão da Corrida de São Silvestre, o queniano vem acumulando uma série de títulos importantes e chega à capital paranaense pronto para voar baixo e marcar o novo recorde do percurso de 10 km – o menor tempo, 29min04, foi feito por ele mesmo em 2012.
A prova, nona do Circuito em Curitiba e 8.0ª da história da competição, terá largada às 8h, na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, com percursos de 5 km e 10 km. Nas sete edições anteriores apenas quatro brasileiros subiram ao topo do pódio, dominado tradicionalmente pelos africanos. Os últimos vencedores foram o queniano Edwin Kipsang Rotich e a etíope Meseret Legese Biratu.
Outros dois quenianos disputarão a prova paranaense: Mathew Kibet e Delvine Relin Meringor, da Luasa Sports. ‘Eles com certeza vão brigar pela vitória’, aponta o treinador Luiz Antônio dos Santos.
O Circuito já teve etapas em Goiânia (7/4), Uberlândia (11/5), Belo Horizonte (26/5), Campo Grande (9/6), Salvador (16/6), Fortaleza (4/8), Recife (11/8) e Porto Alegre (1.º/9). Depois de Curitiba, segue ainda para Ribeirão Preto (19/10), São Paulo (27/10) e Brasília (24/11).